terça-feira, 17 de julho de 2012


Hoje em dia já estamos cansados de saber que para alcançar os resultados fisicos desejados  é importante balançar os 3 lados da pirâmide, alimentação, treino e repouso. Sem a devida atenção num destes lados da pirâmide e o trabalho será muito mais árduo ou praticamente impossível. È como um tripé sem um dos pés…o que acontece? Não se mantém em pé ;)

E também estamos cansados de ouvir falar da importãncia de um bom pequeno-almoço. Mas sabemos perfeitamente o quanto continuamos a errar neste ponto. Um bom número de portugueses,  ou simplesmente passa esta refeição, ou bebe um iogurte no trânsito a caminho do trabalho, ou come duas horas depois de acordar quando tiver sinais de fome ou um croquetezinho e um cafézinho ali no café do sr. João.

Pois esta é uma refeição das mais, senão a mais, importante do dia. Portanto para alcançar os nossos resultados e também para uma saúde de ferro estes são enormes erros a tomar.

Mesmo que não tenhamos fome, obrigar-nos a comer e a beber algo é um dos gestos mais benéficos para o nosso corpo.

Porquê:
- Depois de 6-8 horas sem comer o corpo abranda pois não tem energia. Assim primeiro que tudo, depois de um pequeno almoço terás muito mais energia fisica e mental.
- Terás maior nível de concentração uma vez que o cérebro necessita de hidratos de carbono para trabalhar, e evitarás a sensação de cansaço, tonturas, má disposição e fraqueza.
- Estarás menos irritável. Tal como nós quando temos fome nos enervamos por não ter nada para comer o nosso cérebro envia-nos a mesma informação e mau feitio.
- Está provado que consumirás menos calorias na hora de almoço e não terás tendência a atacar tudo o que te aparece á frente.
- Aumentarás e manterás o metabolismo acelerado permitindo ao organismo queimar mais calorias durante o dia. Quando o corpo está muitas horas sem comer começa a abrandar o ritmo de forma a prevenir futuros momentos de mais horas sem comer. Desacelerando o metabolismo não queimamos as calorias necessárias e começamos a ganhar peso.
- Boa notícia: os alimentos de pequeno almoço são por norma gostosos e agradaveis. Atenção claro ao tipo de alimentos que vais preferir ingerir nesta refeição, mas escolhas como aveia, flocos integrais, fruta, iogurte, leite, fiambre de peru, claras de ovo mexidas, ou um batido com quase tudo isto lá dentro são opções saudaveis e que te vão dar uma força extra para todo o dia.
Nao esqueças de incluir sempre hidratos de carbono e uma boa dose de proteína, assim como uma pequena dose de gordura saudável (nozes, mel, amendoas por exemplo..)nutrientes essenciais e em falta no organismo. Farão a diferença.

Acredita....;)