quarta-feira, 25 de julho de 2012

A gordura

As gorduras são um nutriente, ao contrário do que se pensa, muito importante para o nosso organismo. Tem várias funções tais como por exemplo transportar alguns tipos de vitaminas e ácidos gordos essenciais dentro do nosso corpo e também tem uma função de armazenamento de energia.
As gorduras são as que fornecem um maior número de calorias ao organismo, 9 calorias por cada grama de gordura, enquanto as proteínas e os hidratos fornecem 4 calorias por cada grama. Por aqui se percebe como o consumo deste tipo de alimentos deve ser moderado pois aumentará facilmente o número de calorias diárias consumidas.
As gorduras podem ser saturadas e insaturadas. As saturadas são encontradas normalmente nos animais, no coco e no óleo de palma, e as insaturadas nos vegetais.
Uma dieta alta em gorduras saturadas, porque aumenta o LDL, ou seja o "mau" colesterol, pode levar a um colesterol alto, aterosclerose, doenças do coração e AVC. A Organização Mundial de Saúde por exemplo, pede que se limite o consumo de gordura saturada, por estar relacionado com tantas doenças do coração.
A gordura não saturada não só aumenta o colesterol "bom", HDL, como baixa as lipoproteínas de baixa densidade (as más).
Assim as gorduras insaturadas são mais saudáveis que as gorduras saturadas. Dividem-se em monoinsaturadas e polinsaturadas, mas o que importa mais saber é que os alimentos que devem ser consumidos e contém gorduras insaturadas são o peixe, o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e azeite. Cozinha com azeite em vez de manteiga e óleo e escolhe mais peixe e carne branca do que carne vermelha.
Foi demonstrado que para manter uma alimentação saudável a percentagem de gordura consumida deve ser baixa, rondando os 20% a 30% do total das calorias diárias necessárias. No entanto uma dieta muito pobre de gordura também não é compatível com uma vida saudável.




Sem comentários:

Enviar um comentário