sábado, 28 de julho de 2012

HIIT...

Já mudei de ginásio algumas vezes e existem sempre aquelas caras em todos os ginásios que treinam sempre mais ou menos á mesma hora e fazem sempre o mesmo exercício. Aquele que corre sempre 1 hora na passadeira a um ritmo calmo, aquele que se senta na bicicleta durante 1 hora enquanto vê televisão ou lê um livro e quase não se vê um pingo de suor no final, as amigas que se colocam lado a lado na elíptica a contar as histórias do dia a dia durante toda a hora de almoço. Passam meses a realizar o mesmo tipo de treino e da mesma forma passam meses sem nenhuma diferença corporal e ás vezes até piorando a forma física, mas nada fazem para mudar.
Li recentemente uma pergunta curiosa. Quando se questiona quem tem menos gordura corporal, um sprinter ou um maratonista, a resposta é quase sempre a mesma, o maratonista!! Mas a resposta correcta é de facto o sprinter, e na realidade o sprinter treina muito menos exercício aeróbico e combina-o essencialmente com treino de força. Para além disso o exercício aeróbico que faz, é baseado na intensidade, quanto mais intenso é o treino a nível de ritmo cardíaco, mais calorias se queimam por minuto durante o treino e o gasto calórico após o treino aumenta durante 24 a 48 horas.
O treino HIIT é uma das técnicas mais eficazes para queimar gordura. Significa High Intensity Interval Training e é uma combinação de períodos de actividade muito intensa com período mais leve. Por exemplo intercalar períodos de 1 minuto em alta intensidade e 30 segundos a um passo mais lento, ou 1 minuto mais leve e 30 segundos intensos. Os picos de intensidade iniciam o processo de queimar gordura.
Pode adaptar-se á corrida, á caminhada, á bicicleta, ao saltar á corda, á natação, enfim, a praticamente tudo. è essencial dar o teu máximo no período de alta intensidade para "despertar" o processo de queima de gordura.
Para além disso podemos perder muito menos tempo a treinar realizando treinos entre os 20-30 minutos muito mais intensos e queimando mais calorias.
Da próxima vez que fores correr na passadeira experimenta correr 1 minuto a 9km/h e 30 segundos a 12km/h por exemplo, até perfazer 20 minutos de treino e sente as diferenças.

Bons treinos


Sem comentários:

Enviar um comentário