sexta-feira, 27 de julho de 2012

Contando calorias...

Seguir uma alimentação saudável não é assim tão difícil, é uma forma de viver, um estilo de vida e o que custa na verdade é só a adaptação e saber os pequenos truques que nos podem facilitar a vida.
Primeiro que tudo deves encontrar o número de calorias diárias que no teu caso são necessárias para manter o peso. Existem inúmeras calculadoras na internet que te permitem facilmente encontrar este valor e que têm em conta a tua idade, a tua altura, o teu peso e também o teu estilo de vida.
Sabemos que para emagrecer é necessário ingerir menos calorias do que o valor que seria necessário para manter o peso, isto é, se o teu valor é de 2000 calorias, para perder peso deves ingerir em média menos 500 calorias. Pelo contrário, para aumentar o peso, deves ingerir mais de 500 calorias.
Depois é uma questão de ir fazendo experiências em ti própria e perceber o que resulta melhor contigo, se 500 calorias são demais, talvez baste ingerir menos 300.
E 300 calorias podem não ser assim tanto como imaginas. Um gelado Magnum double caramel ou duas bolas de gelado Haagen Dazs tem em média este valor.
Tal como já referi anteriormente, e tendo em conta que 1grama de proteína e de hidratos correspondem a 4 calorias, e 1 grama de gordura corresponde a 9 calorias, é mais fácil ter uma ideia do valor total que estás a ingerir e se estás realmente abaixo do valor pretendido ou não. E hoje temos a nossa vida muito facilitada, já que praticamente todos os produtos á venda no mercado têm no rótulo todas estas indicações.
Olha e estuda os rótulos, compara-os e vais inclusivé surpreender-te com o que andas a ingerir a pensar que é saudável e com os valores até positivos que muitos artigos com má fama têm.
Também existem muitas aplicações gratuitas para Iphones e telemoveis do género que fazem a contagem por ti, só tens de inserir os alimentos que consumiste nesse dia.
Para a próxima digo-te como divido o valor das calorias de cada nutriente, proteína, hidratos e gordura na minha alimentação.



Sem comentários:

Enviar um comentário