sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Treino Tabata

O tabata protocolo é um treino do tipo cardiovascular que já foi testado e comprovado por melhorar a forma física, a performance, a capacidade aeróbica máxima, a capacidade anaeróbica, e ainda ser muito eficaz na queima de gordura.
É um treino intervalado desenvolvido por um treinador de uma equipa olímpica japonesa e consiste em fazer 8 "sprints" de 20 segundos com a máxima velocidade com períodos de descanso entre si de 10 segundos. No fim dos 4 minutos vais sentir uma sensação de que estás a morrer ;)

Os períodos de descanso curtos e os sprints intensos são o segredo deste treino.
Num total de 4 minutos o protocolo de Tabata oferece uma rápida maneira de ficar em forma e queimar massa gorda. No entanto o treino é muito intenso, não é por serem 4 minutos apenas que se pode pensar que é fácil, antes pelo contrário, pelo que é aconselhável um aquecimento inicial de cerca de 5 minutos a cerca de 40% do esforço máximo. No fim convém de novo recuperar calmamente.
Este treino pode ser adaptado a vários tipos de exercício, corrida na passadeira, com 20 segundos em alta velocidade e saltar fora da passadeira por 10 segundos, repetindo até perfazer as 8 séries, ou por exemplo na bicicleta, ou ainda saltar á corda, combinação de vários exercícios (como squats, burpees, abdominais, flexões), cumprindo sempre a mesma lógica.

E ainda existem várias aplicações para telefones e Ipad's com o tabata timer, assim fica mais fácil contar os segundos e os sprints.
Este tens mesmo de experimentar, experimenta 4 minutos e depois se te sentires bem repete as vezes que quiseres!

Bons treinos...





Sem comentários:

Enviar um comentário