quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cortisol...

Conheces o cortisol? É tempo de o conheceres!
O cortisol é uma hormona produzida pelo nosso corpo diariamente mas principalmente em situações de stress. È uma das hormonas realmente essenciais e vitais para o organismo, sem cortisol não é possível sobreviver.
Esta hormona tem várias funções no corpo humano, desde funções ligadas ao sistema nervoso central até á sintese proteica transformando aminoácidos em energia pronta para ser usada, ou seja energia muscular.
Pode ter uma função anabólica ou catabólica. No caso de situações de stress, de overtrainning, de cansaço muscular, de treinos muito longos, os valores de testosterona começam a baixar e os níveis de cortisol começam a aumentar, a sintese proteica diminui e assim há lugar para a perda de massa muscular.
É por isto que os treinos devem ser inferiores a uma hora de duração e é por isto que o excesso de exercícios aeróbicos não são aconselhados pois aumentam os níveis de cortisol. Também treinar muito e comer pouco pode causar stress físico e gerar mais cortisol.
Assim é importante ter cuidado com a dieta, evitar situações de stress, preferir treinos curtos e intensos, limitar o excesso de exercícios aeróbicos e descansar bem.
Bons treinos...




Sem comentários:

Enviar um comentário