segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Índice Glicémico

Sabemos já que os hidratos de carbono se dividem em hidratos simples e complexos na base de que os primeiros provocam uma disponibilidade energética rápida e os segundos, lenta.
Por exemplo, 90g de lentilhas e 75g de pão contém o mesmo valor de hidratos de carbono (50g), sendo que poderíamos assim pensar que o seu impacto na glicemia seria igual, no entanto verificou-se que o aumento glicémico no caso das lentilhas é apenas 40% daquele provocado pelo pão. Significa que os hidratos das lentilhas são absorvidos mais lentamente do que os do pão, o que nos leva a perceber que devemos escolher os alimentos que ingerimos em base também do seu índice glicémico. Como por exemplo as batatas e o pão branco provocam uma hiperglicemia comparadamente ao arroz integral, pão integral, massa integral, legumes, lentilhas e ervilhas.
Quanto mais rápido for a absorção dos hidratos na corrente sanguínea, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açucar.
A insulina é uma hormona que tem o poder de transportar o açucar para dentro das células dos músculos onde no fígado se deposita. Estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordos e triglicéridios que serão armazenados no corpo sob a forma de gordura.
A continuação da ingestão de alimentos com elevado IG, torna o organismo resistente á insulina, e advém daí outros problemas de saúde.

Bom almoço ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário