terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alongamento

Normalmente o aconselhàvel è que o alongamento aconteça durante o aquecimento de uma actividade e no retorno à calma, pelo menos na maior parte dos desportos. No entanto no caso de musculaçao o alongamento è um assunto que nao chega a um consenso, existem vàrias filosofias entre as quais a de que nao è aconselhàvel fazer o alongamento antes do treino, e que este alongamento prèvio nao promove qualquer beneficio na prevençao de lesoes, podendo prejudicar o desempenho do individuo na produçao de força. Tambem no caso da corrida e caminhada, o alongamento no inicio da actividade deve ser evitado porque inibe os receptores musculares, tendinosos e articulares responsaveis pela segurança, o que eleva o risco de lesao.

 
Normalmente a forma mais correcta de aquecer no caso da musculaçao è aquecer o musculo com o proprio exercicio que se vai realizar mas com cargas inferiores.
No entanto, se decidirmos alongar no inicio do treino de musculaçao o melhor é ter em atençao de nao exagerar na intensidade do alongamento.
O alongamento deve ser feito para uma melhoria da viscosidade dos tecidos e aumentar a disponibilidade de O2, aumento da flexibilidade e manutençao da qualidade de vida, entre outros, mas pelo sim pelo nao podemos realizà-lo no fim do treino ou em dias diferentes do treino de força, pelo menos enquanto a ciencia nao chega a uma conlusao.

Bons treinos ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário