segunda-feira, 22 de abril de 2013

TREINA...MAS CUIDADO COM AS LESÕES!

 
  • Não passes o aquecimento.

Passar o aquecimento pode provocar lesões graves durante e após o treino, enquanto que aquecer devidamente aumenta a circulação sanguínea e aumenta a angulação dos movimentos, ou seja prepara os musculos e ligamentos para o treino.

O aquecimento pode e deve ser dinâmico, por exemplo passadeira, remo, ou mesmo combinação de flexões e afundos sem carga.

 

  • Atenção á postura

A postura correcta durante a execução do exercício, a angulação devida, a aprendizagem e melhoria da técnica com pouca carga antes de passar ao nível de carga desejado, são essenciais na prevenção de lesões.

 

  • Faz um treino equilibrado e proporcional

O treino deve ser equilibrado, ou seja, deves ter atenção em fortalecer todos os musculos do corpo e não só os musculos que mais gostas. Se por exemplo treinas muito o quadricipite (coxa), não deves esquecer o femoral (parte de trás), se treinas costas, deves treinar peito, e assim sucessivamente. Normalmente no dia-a-dia já utilizamos alguns musculos com mais regularidade do que outros que permanecem quase inactivos, portanto para evitar lesões é importante incluir todos os musculos no teu treino.

 

  • Não queiras ser super-mulher

Aumentar rapidamente a carga ou as repetições, ou o tempo de treino, pode causar lesões desagradáveis.

A intensidade e volume de treino deve ser gradual. Primeiro aprender a realizar os exercícios com a postura correcta, depois começar com poucos exercícios por musculo e poucas séries, e quando te sentires á vontade começar a intensificar gradualmente.




Sem comentários:

Enviar um comentário