segunda-feira, 15 de abril de 2013

VAMOS LÁ OUTRA VEZ! SERÁ QUE É DESTA?

Vamos lá mais uma vez a esta questão, não me vou cansar de repetir até que entre na cabeça da maioria das mulheres! A verdade é que só terás a prova disto no dia em que experimentares e a colocares em prática, aí vais ter a prova do que estou a dizer.

As mulheres continuam a dizer que se treinarem com pesos vão ficar muito musculadas, masculinas e talvez até com aspecto de bodybuilders! E o engraçado é que mais de 90% das mulheres diz que facilmente fica assim com este aspecto mas na realidade não vejo nem uma num dia a dia normal no ginásio! Na realidade a maior parte de vocês que estão a ler este post, já alguma vez disseram isto, e secalhar nem uma tem musculos a mais ou um ar masculino.

Esta é uma ideia errada, quase que arrisco dizer um "preconceito", vocês têm ideia do que uma mulher tem de fazer, como tem de treinar ou o que tem de tomar para ficar com uma imagem masculina? Se os homens já têm dificuldade, imaginem uma mulher.

As mulheres, ao contrário dos homens, têm valores muito baixos de testoterona, o qual é um factor essencial no desenvolvimento muscular, e a maior parte das mulheres tem geneticamente uma incapacidade de criar grandes musculos. As mulheres com mais facilidade em ter musculos fortes são as mulheres com um corpo de tipo mesomorfo!

 

O que na verdade acontece quando treinas com pesos é que os teus braços vão perder aquela gordurinha que abana, o interior das tuas pernas vão deixar de se "tocar"...ou seja, as tuas pernas vão adelgaçar, as tuas coxas e gluteos vão alongar, vai ter formas. Pode ajudar-te a alcançar um look mais feminino, creando definição muscular nos sitios certos e curvas naturais no teu corpo. As tuas roupas vão tornar a servir e ficar muito melhor. Não penses num corpo de bodybuilder pensa antes na imagem da Cindy Crawford, Elle Macpherson e Naomi Campbell...com curvas, alongado e seco.

Para além disto é importante fazer um treino de força quando se faz treino de cardio pois previne a perda de musculo que normalmente ocorre durante o processo de perda de peso. Só queremos perder o peso da gordura, não do musculo. Manter a massa muscular ajuda na perda de peso porque o musculo ajuda no aceleramento do metabolismo. Enquanto o cardio queima a gordura o treino de força não só faz isso como dá um corpo esculpido.

Angelina Jolie, Halle Berry, Salma Hayek, Eva Mendez são exemplo de mulheres que treinam com pesos e corpos esculturais com forma e são mulheres que graças a isso são confiantes e irradiam beleza. O treino de pesos dá-lhes aquela postura de queixo erguido, costas direitas, ombros para trás e peito orgulhoso!

A mulher da foto é uma Fitness Model, treina com pesos diariamente...parece-te masculina? Vamos ver se é desta que mudas de ideias!

Bons treinos...

6 comentários:

  1. Gostava de conhecer quem consegue adquirir músculo rapidamente.... Para me dar umas dicas!

    Estou a fazer bem, quando faço uma aula de Pump seguida de uma aula de cardiovascular (attack)?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria ainda sublinhar que este tipo de treino (pump com cardio de seguida), é um treino mais direccionado para perda de peso e não tanto para ganhos musculares ou manutenção! Não sei qual o teu objectivo portanto é dificil dizer se está bom ou não, mas qualquer duvida estou por aqui!
      Bons treinos!

      Eliminar
  2. ;)
    Oi, está perfeito, o treino de cardio deve ser realizado sempre depois do treino de força, mas é um bom tema para um post futuro! Eu prefiro treinos mais curtos, talvez um cardio intenso de 30minutos depois do pump, 2 horas de seguida de treino podem "estragar" o treino de pesos...mas também depende de uma correcta alimentação antes e depois do treino para compensar o que os musculos e o corpo perdeu! Bons treinos ;)

    ResponderEliminar
  3. C'est vrai!:))

    Infelizmente há muita gente que esta ideia. Eu faço musculação e as pessoas normalmente associam logo "txiii, queres ficar como o Hulk?" eheheh

    E este post veio mesmo a calhar com uma duvida que tenho: Estou há dois meses e meio a trabalhar no ginásio (5x a 4x/semana), por dia só tenho tempo para fazer um treino de 60min no máximo, infelizmente não tenho para mais. Normalmente, começo o dia com um aquecimento entre 10 a 15 minutos ou elíptica ou remos ou passadeira. Depois faço o meu treino com pesos, barras e maq. (leg extension, leg press e por aí fora), não esquecendo claro, braços e costas.
    Tomo proteína antes (porque treino mt cedo, 7h) e depois do treino. Durante a semana tenho uma alimentação cuidada, no fim-de-semana já nem tanto, mas mesmo na desgraça vou regulando os "excessos"!

    Eu não me pesei antes de iniciar actividade, mas sei que tenho tido um peso sempre constante. Com o ginásio vejo alterações no corpo, mais rígido, mais esculpido (utilizando palavras do post). Ontem pesei e curiosamente vi o mesmo peso que tinha antes de iniciar ginásio. Nem mais nem menos 100g. (falamos de um peso de 58,9kg)

    Eu achei estranho. Sei que estou a ganhar músculo. Mas mesmo assim, não ter emagrecido nada, é normal?
    O principal objectivo não é perda de peso obrigatoriamente (talvez 1kg, máximo 2kg): é simplesmente transformar-me mais seca e com formas mais rígidas.

    Peço desculpa o testamento :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Alexas,
      Diz que sim, diz que queres ser a "mulher maravilha" ;)
      Quanto á tua questão é tudo muito relativo! Na realidade depende de muita coisa...Primeiro na minha opinião bastam 10 minutinhos para aqueceres e assim aproveitas mais o pouco tempo disponível que tens para treinar! Depois a questão do peso depende de factores como: Há quanto tempo treinas, que tipo de treino (repetições, séries, frequência de mudança de treino) tens, como é na realidade a tua alimentação "cuidada" (porque pode ser cuidada mas estares a ingerir poucos ou demasiados macronutrientes), que tipo de "excessos" fazes...
      Como regra, e se treinas não há muito tempo, é normal nos primeiros tempos manter o peso ou mesmo aumentar já que o musculo pesa 3 vezes mais que a gordura, e estás a ganhar massa muscular, mas o peso na balança é muito relativo e na verdade não quer dizer grande coisa! Podes ter 58kg e ser tonificada e super em forma, ou ter 58kg de gordura e sedentarismo!
      Como vês depende de muitos factores, e também não sabemos a tua altura ;) mas tens de analisar cuidadosamente o que poderá estar a correr menos bem ou podes até ter atingido um nivel de "plateau" (já falei nisto num post antigo, mas poderei voltar a falar).
      Obrigada pelo teu post e fica por aí em contacto ;)
      Bons treinos...;)

      Eliminar