quarta-feira, 3 de abril de 2013

O QUE É UMA SUPERSÉRIE?

O que é uma supersérie?
São duas séries de exercícios diferentes realizados um após o outro sem fazer qualquer pausa entre eles. Uma supersérie pode ser formada por exercícios destinados a grupos musculares diversos, como por exemplo um exercício para peitoral e outro para costas, ou destinarem-se ambos ao mesmo grupo muscular, como por exemplo dois exercícios seguidos para ombros.

E para que serve?
Serve para queimar mais calorias e realizar o treino num menor espaço de tempo. No caso de supersérie para musculos diferentes, o facto de um dos musculos descansar enquanto o outro trabalha, permite diminuir o tempo de recuperação. A supersérie para o mesmo musculo permite treiná-lo até á falha muscular e é uma óptima forma de acelerar o desenvolvimento de um grupo muscular mais fraco.
Um estudo recente provou que durante e depois um treino de superséries se queimou cerca de 35% de calorias mais do que um treino realizado só com series standards.

Como fazer?
As superséries são ideais para promover o crescimento muscular de grupos musculares antagonistas como por exemplo peito e costas. Podemos também sem qualquer problema trabalhar um grupo muscular só, mas neste caso convém realizar o exercício mais cansativo em primeiro lugar.

Exemplo:
3 séries x 10-12 repetições: Bicipite Curl + Supino com pega estreita (seguido no fim da supersérie de 1-2 minutos de pausa)
3 séries x 12-15 repetições: Extensão do trícipite com halteres + Bicipite curl no banco inclinado a 60º (seguido no fim da supersérie de 1-2 minutos de pausa)

Bons treinos ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário