quarta-feira, 1 de maio de 2013

QUAL O TEU BIOTIPO? SABES?

É importante saberes qual o teu tipo de corpo para planeares um treino e saber como atingir os objectivos.
 

O tipo de corpo influencia a resposta do nosso organismo á dieta, á musculação, ao treino em geral.

O nosso corpo pode ser do tipo Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo.

Mesmo que alguns corpos não tenham as características gerais de cada tipo, têm linhas que identificam qual o tipo dominante.

Por vezes é importante olhar para o passado e lembrar como era o nosso corpo no início da vida adulta ou no auge da adolescência.


 


ECTOMORFO

Imagem "frágil"

Corpo estreito

Pernas e braços finos

Pouca gordura corporal

Dificuldade em ganhar massa muscular

Metabolismo acelerado

Resultados rápidos

 

Dicas: Treina cada grupo muscular uma vez por semana, um ou dois grupos musculares por treino.
Treinos de duração média, com carga pesada, muito descanso entre séries (mínimo 60 segundos), descanso entre treinos, muitas séries de 5/10 repetições, pouco cardio, aumento de intensidade gradual.


MESOMORFO

Corpo musculoso

Braços e coxas fortes

Ganha peso facilmente

Ganha massa muscular rapidamente

 

Dicas: Faz treinos variados (hipertrofia/força). Usa carga moderada a pesada, treinos mistos de dias intensos com dias mais leves, descanso entre séries mais curto, repetições entre 8/12, cardio cerca de 3 vezes por semana por não mais de 30 minutos.

 

ENDOMORFO

Corpo formato "pêra"

Gordura corporal alta

Estrutura óssea larga

Metabolismo lento

Dificuldade em perder peso

 

Dicas: Faz abdominais no início do treino, cargas médias, muitas repetições, treinos de alta intensidade, pouco descanso entre séries, utilização de supersets, muito cardio (Mínimo 3 vezes por semana).
Muda o treino frequentemente (a cada 2/3 semanas).