quinta-feira, 23 de maio de 2013

AERÓBICA EM JEJUM! SIM OU NÃO?

Depende!

Já ouviram falar desta teoria? quase de certeza que já, ou talvez até já a tenham colocado em prática. Mas existem várias teorias também quanto a este assunto, e na minha opinião, o mais importante é primeiro que tudo informares-te bem e depois experimentar com calma em ti próprio.

A aeróbia em jejum é defendida por quem quer perder massa gorda, (gordura) e não tanto pelo simples facto de querer queimar mais calorias.

No entanto, se não for realizado devidamente, podes estar a queimar mais musculo e esse não é o principal interesse.

O que acontece é que normalmente, no exercício realizadode forma alimentada, o glicogénio é aquele que será usado como fonte primária de energia, e até começar a usar a gordura como energia de forma a queimá-la passa-se por um processo lento e começamos a queimar também a massa muscular.

Já no caso de aeróbica em jejum, após um período nocturno de 6-8 horas sem comer, o glicogénio está muito pouco presente e em baixíssimas concentrações no corpo, então a fonte primária de energia serão as gorduras, conseguindo assim atingir a massa gorda mais directamente e mais rapidamente.

No entanto há que ter em atenção vários factores:

- Esta técnica deve ser realizada por pessoas com um nível de actividade física alto (tanto aeróbico como anaeróbico).

- A actividade aeróbica deve ser realizada logo de manhã, e nunca a meio do dia e obrigar o corpo a estar em jejum tantas horas.

- Deve ser realizada uma actividade de no máximo 30 a 45 minutos e nunca mais do que isso, dependendo também do condicionamento físico actual que tenhas neste momento.

- A actividade deve ser feita de forma progressiva, começando com 15 minutos na primeira semana e aumentando gradualmente na semana seguinte.

- Para evitar a perda de massa muscular é essencial fazer um suplemento como o BCAA e fazer uma correcta alimentação.

- Tem sempre contigo algo doce como um chocolate para tomares em caso de te sentires mal e se for o caso pára imediatamente o exercício.

- Bebe bastante água antes, durante e depois do treino aeróbico para evitar a desidratação.

- Pratica esta técnica no máximo até 3x semana...no máximo!

- Se decidires experimentar procura ouvir o teu corpo e como te sentes. Se não te sentes bem é melhor evitar esta modalidade.


Bons treinos...

Sem comentários:

Enviar um comentário