sábado, 25 de maio de 2013

SPLIT SQUAT! OUTRA FORMA DE SQUAT...

Quem segue o meu blog e a minha página do facebook sabe o quanto falo do squat e de como o considero o exercício top para o bumbum e pernocas.
No entanto, e apesar de se falar tanto do squat e das mil e uma formas de o realizar, seja com barra, com halteres, na smith machine, livre, com kettlebell, falamos pouco das vantagens de o realizar só com uma perna, ou seja a variante unilateral.


O squat unilateral, também chamado de split squat, squat bulgaro, etc, è uma das melhores formas de atenuar diferenças que existam (e existem sempre), entre as duas pernas, por exemplo a nível de força, e melhora também assimetrias que existam entre os dois lados diferentes do corpo, como o equilibrio e coordenação.
 
Esta técnica aplica-se a qualquer exercício unilateral e para qualquer musculo.
Normalmente um dos lados do nosso corpo è mais fraco e quando realizamos exercícios que incluam os dois lados do corpo ao mesmo tempo durante o exercício (como o squat normal), acabamos por, sem nos darmos conta, realizar mais força e apoiarmo-nos mais no lado mais forte, e assim não desenvolvemos nunca o lado mais fraco.

Fazer o exercício de forma unilateral provoca ainda aumento de massa muscular, para além do aumento de força comparadamente ao exercício com as duas pernas simultaneamente.

Não te esqueças que os exercícios unilaterais tornam-se mais dificeis de realizar, por isso adequa as cargas e começa devagar e de forma gradual.

Bons treinos...

Sem comentários:

Enviar um comentário