segunda-feira, 25 de março de 2013

CONHECES O PODER DO ÓLEO DE COCO?

Bem recentemente o óleo de coco era considerado uma das piores gorduras ao lado de outras como o óleo de soja e produtos considerados ácidos graxos trans. Estas gorduras foram consideradas no risco de doenças cardíacas e obesidade, além de estarem ligadas a depressão e até infertilidade.

No entanto estes estudos foram baseados no óleo de coco refinado e a questão é que uma coisa é o óleo de coco refinado e outra é o óleo de coco virgem e a diferença está no método de extracção.

Óleo de coco refinado é extraído e posteriormente refinado, branqueado e misturado com conservantes entre outras alterações. Com o óleo de coco virgem isto não acontece, é extraído naturalmente e o resultado final é um produto com cheiro e gosto de coco, branco, bege cremoso ou amarelo, enquanto o óleo de coco refinado é claro, insípido e inodoro. Por isso procura sempre no rótulo a indicação de óleo VIRGEM de coco.


Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco virgem não perde as suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de azeitona, que é considerado o óleo mais saudável.

Quase tudo o que se pode fazer com manteiga ou azeite, podemos fazer com o óleo de coco. Torradas, panquecas, omeletes, ovos mexidos, peixe ou legumes salteados, e muito mais.

É estável sob altas temperaturas, ajuda a manter o peso, diminui o colesterol e protege contra doenas cardiovasculares.

Pode ser também usado como produto de cosmética, óleo de massagem, hidratante de cabelo, hidratante corporal, dermatites, prevenção de estrias, tudo num produto só.

Mas...O óleo de coco não é uma pílula mágica, e deve ser combinada com exercícios e uma dieta saudável para alcançar e manter a perda de gordura. No entanto, ele pode ser uma valiosa ferramenta na tua batalha!



- Antioxidante

Ajuda a proteger o organismo dos radicais livres.

- Colesterol

Reduz o LDL (o mau colesterol) e ajuda a elevar o colesterol HDL, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também doenças no cérebro.

- Emagrecimento

O óleo de coco contém Triglicéridos de fácil absorção. Quando eles entram no nosso organismo transformam-se em energia e não em gordura.

- Melhora o sistema imunitário

Melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar as defesas do organismo.

- Regula a função instestinal

Os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais

- Melhora o funcionamento da tiróide


Estimula a função da glândula tiróide, o que faz com que o Colesterol LDL produza hormonas anti-envelhecimento.

- Acção cosmética

Pelo facto do Óleo de Coco não ser baseado em água tem uma acção contínua no combate a rugas e também na hidratação da pele e não contém radicais livres

- Acção dermatológica

Pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, cicatrizes, queimaduras e feridas

- Diabetes

A gordura de coco é muito boa para os diabéticos, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não libertar a insulina e acalma a vontade de hidratos de carbono e doces.

1 comentário:

  1. Comprei óleo de côco pela primeira vez para testar uma receita de bolo de whey de caneca! Agora utilizo sempre nas omoletes ou nos salteados :)

    ResponderEliminar