domingo, 17 de março de 2013

BRINCA COM O TEU TREINO!

Por vezes não sabes bem como dar um novo estímulo ao teu corpo? Nem é preciso mudar de treino sabias? Basta brincar com os tempos de treino e os tempos de cada exercício.

Por exemplo aumentar a velocidade ou aumentar o tempo de execução de um exercício (intensidade), dá um novo estímulo e altera todas as cargas do mesmo treino.

Existem 3 fases num exercício, mas as mais importantes digamos que são duas, a fase concêntrica e a fase excêntrica.

A fase concêntrica é a fase de contracção do músculo, ou seja o momento em que o peso é levantado ou puxado, e é quando há um encurtamento do mesmo. Por exemplo no exercício de bicipe curl é o momento em que levantamos o peso (ou a barra) até ao ombro, a fase em que encontramos maior resistência ao fazer o movimento.



A fase excêntrica, também chamada de negativa, faz o movimento contrário. Enquanto na fase concêntrica há contracção muscular, na excêntrica há a descontracção (alongamento) do músculo. É o momento em que "baixamos" o peso, e no caso do exemplo dado do bicipe curl, seria o momento em que descemos o peso até á cintura.

Experimenta então por exemplo, para tirar o teu treino da rotina, fazer este exercício, mas brincando com o tempo de execução. Em vez das normais 10 repetições em que levantas o peso em 1 segundo e desces em 1 segundo, experimenta subir em 2 e descer em 4, ou subir em 4 e descer em 4, ou subir em 1 e descer em 3. Não só desafia os teus músculos de forma diferente como também te mantém concentrada no que estás a fazer. O importante é que no momento da fase excêntrica (descontracção), não deixes cair o peso, portanto o movimento rápido se aplicado, deve ser realizado na fase de contracção e a descida deve sempre ser feita com mais tempo e controlo do movimento.

Experimenta e vê a diferença que esta pequena brincadeira pode fazer na tua rotina e se no dia seguinte sentires mais dorzinhas musculares já sabes do que se trata!

Bons treinos!;)