quinta-feira, 21 de março de 2013

OLH'Á BATATA DOCE!...

Sem os nutrientes necessários, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular que foi danificado durante o treino logo ao contrário de ganhar massa muscular a pessoa acaba por perdê-la.

A batata doce é uma excelente escolha como hidrato de carbono pois é saciante, tem óptimos valores nutricionais e grande fonte energética para além de ter um baixo indice glicémico. Estes alimentos com baixo IG libertam lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os "picos" de insulina no sangue e o armazenamento de gordura.

É uma das principais fontes de hidratos de carbono e é normalmente incluida nas dietas, especialmente dos praticantes de bodybuilding e da maioria dos campeões desta modalidade, em conjunto com o peito de frango que é uma das principais fontes de proteína.

É ainda fonte de betacaroteno e de outros carotenóides que lhe dão a cor laranja do seu interior.

Contém vitamina A, vitamina C, com ação antialérgica e imunitária, e vitamina B, com acção sobre o sistema nervoso. Contém também cálcio, ferro, potássio, fósforo, e é um percursor da serotonina que aumenta o bom humor.

Além disso, a batata-doce é rica em vários minerais antioxidantes e polifenóis com acção antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

Eu costumo cozinhá-la em apenas um pouco de água, temperada com cominhos, sal, açafrão, salsa e pimenta e fica deliciosa.

Cada 100g de batata doce tem em média 116 calorias – 1,16g de proteínas, 30,1g de hidratos e 0,32g de lipidos.