sexta-feira, 1 de março de 2013

CALORIAS VAZIAS! O QUE SÃO?

Calorias vazias são alimentos que fornecem muitas calorias mas pouco ou nenhum nutriente em troca, ou seja, contribuem praticamente nada na nutrição do corpo humano e ainda para mais não satisfazem as necessidades. Estas calorias são convertidas no organismo em energia (que se não for utilizada será armazenada soba forma de gordura) e ainda dá a sensação de ter "retirado" energia ao corpo.
Estamos praticamente a falar de Junk Food! A ingestão destes alimentos pode levar ao aumento de peso, subnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.

Exemplos de alimentos com calorias vazias:
Batatas fritas, gomas, alcool, grãos refinados como bolachas e biscoitos, refrigerantes, doces, etc.

Uma lata de cerveja por exemplo fornece até 150 calorias atribuídas pelo malte e praticamente nada mais...Os doces e gomas têm o açucar como conteúdo das calorias que contêm e zero vitaminas e minerais, para além de serem repletos de corantes e conservantes.

Qualquer um destes alimentos não é essencial na nossa alimentação diária e podem facilmente ser substituídos por uma maior quantidade de alimentos com calorias cheias que para além de saciarem, nutrem o nosso corpo.

Se queres dar 500 calorias ao teu corpo, ao menos escolhe algo que te alimenta, tira a fome e não te prejudica.

É uma questão de troca..vais trocar?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário