sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Viver o Agora!

É muito comum ler nas redes sociais, entre outros, posts de como é importante "viver o agora"! Mas será que vivemos realmente o agora? Será que entendemos verdadeiramente o que isso significa?

As mesmas pessoas que dizem que vivem o agora dizem-no porque é uma frase que está na moda, ou porque é também uma frase que dá jeito em certas situações? Eu na verdade vejo muito poucas pessoas a viverem o agora, até porque não é nada fácil fazê-lo e muito fácil desconcentrarmo-nos do seu verdadeiro significado, mas também é verdade que as poucas que vejo a viverem o momento são as mais felizes e realizadas.

Se de facto vivêssemos o momento como se não houvesse amanhã, então não nos aborrecíamos porque está a chover lá fora, porque amanhã é dia de trabalho, porque as férias estão a acabar, porque nos preocupamos em saber se conseguiremos realizar os nossos desejos para daqui a 10 anos! Não ficávamos tão agarrados ao passado e ás mágoas, ou tão agarrados ás expectativas que criamos para com os outros no futuro e para com o nosso próprio futuro. Estamos constantemente desagradados com o momento. É normal ouvir por exemplo no trabalho reclamar porque estão a trabalhar, mas depois quando estão de folga reclamam porque o tempo está feio, ou porque as crianças acordaram cedo, ou porque não têm dinheiro para sair e fazer um programa diferente...

Uma coisa bem diferente é procurar saber o que posso fazer hoje, agora, dia 16 de Novembro para um dia poder concretizar aquele desejo, o que posso realizar hoje para um dia o alcançar. Ou aproveitar o dia de chuva e olhar para o seu lado romântico, ou parar de cobrar aos outros algo do passado ou pior ainda cobrar algo que ainda nem aconteceu! Viver o agora é fazer hoje aquele telefonema, é dizer hoje o que nos vai na alma, é dar hoje aquele abraço, é rir hoje como uma criança, é começar hoje o treino que deixo sempre para amanhã, ou fazer hoje e agora uma refeição saudável em vez de esperar a tal segunda-feira! porquê segunda-feira? quem estabeleceu que os projectos se iniciam á segunda-feira? Sabemos lá o que acontecerá na segunda-feira!
Dizemos que vivemos o agora e depois passamos os dias amuados com coisas básicas, discutimos com a cara-metade por caprichos e não pedimos desculpas por orgulho! Se de facto hoje fosse o ultimo dia das nossas vidas, será que o estaríamos a viver assim? ...




Sem comentários:

Enviar um comentário