sexta-feira, 19 de julho de 2013

FOME DE ÁGUA!

Não é preciso explicar quanto é importante a hidratação.
Como todos vocês sabem, o nosso organismo é composto por 65% de água.
De qualquer forma, a água está presente  em percentagens diferentes nas várias partes do corpo: nas células adiposas cerca de 10%, nos músculos cerca de 75% e nos rins e no sangue mais de 80%. Para funcionar de forma optimal os órgãos  devem manter-se bem hidratados. Se tens a tendência de esquecer de beber, podes optar por alimentos ricos em água para, de qualquer forma, compensar.

Sopas são uma óptima solução, mas também fruta e verdura contêm água em grandes quantidades.  Por exemplo podes preparar pimentos vermelhos recheados com perú e arroz integral. Os pimentos são riquíssimos em água, enquanto que o arroz, absorvendo a água do pimento ajuda á sensação de saciedade.
Outro exemplo é, em vez de comeres uma barra proteica, que é um alimento muito seco, podes comer fatias de maçã com manteiga de amendoim já que a maçã é um alimento riquíssimo em água e a manteiga dá-te uma fonte de proteína e gordura boa. Um batido pré-treino pode também ajudar a manter mais alta a ingestão de líquidos, e mesmo no momento certo, porque a falta de hidratação pode prejudicar o rendimento durante o treino.
Uma pequena dica: Se ingerires água fresca consomes mais calorias do que água á temperatura normal.

Em conclusão, apesar das proteínas serem o ingrediente principal para os músculos, se não és uma pessoa que bebe bastante água, tenta consumir sempre alimentos ricos em água pelo bem da tua saúde e do teu desempenho.


 
 

Bons treinos!