segunda-feira, 22 de julho de 2013

SAIR DA IGNORÂNCIA E APRENDER: O QUE É O GH?

O que é o GH? A hormona humana do crescimento HGH ou mais simplesmente GH, produzido pela hipofise, como sugere o próprio nome, regula o crescimento e a regeneração das células. É impossível aumentar a massa muscular e a densidade óssea sem GH, que é também fundamental para a saúde de todos os tecidos humanos, inclusive o cérebro e outros órgãos vitais.
A partir do momento em que é produzido, o GH fica activo no fluxo sanguíneo somente por alguns minutos, o tempo suficiente para ser convertido do fígado em factores de crescimento.

Em média, os homens adultos com um bom estado de saúde têm em circulo 5 nanogramos de GH por mililitro de sangue, enquanto uma mulher em idade fértil pode chegar a ter o dobro por fins reprodutivos. O pico de produção de GH quer nos homens quer nas mulheres é durante a puberdade, e diminui drasticamente a partir dos 20 anos de idade.
Como se descobre uma falta de GH? É fácil. Só pedir ao vosso médico para fazer um exame específico.
É natural que a produção de GH diminua com o passar dos anos, por isso é importante estimular o mais possível esta hormona. Além de ter um importante papel no crescimento muscular, o GH oferece benefícios que não são necessariamente visíveis a olho nu, como por exemplo diminuir o desenvolvimento de doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento, aumentar o estímulo sexual e favorecer uma sensação geral de bem estar. Por isso uma falta de GH no nosso corpo, pelo contrário, pode gerar perda muscular, acumulação de gordura, diminuição de nível energia  e uma condição física geral muito fraca.
Existem principalmente dois factores capazes de aumentar os níveis de GH de forma natural são: treino com pesos e sono!
Relativamente ao treino, quanto mais em forma estamos, maior é a produção do GH. Um estudo recente notou um aumento relevante dos níveis de GH depois de uma intensa sessão de treino de pesos em homens já com um bom nível de preparação física, enquanto em homens sedentários, a mesma sessão não alterou de forma relevante os níveis de GH.
Relativamente ao sono, o GH é produzido especialmente durante as horas de sono, e como confirmam estudos, de forma mais intensa nas primeiras horas de sono profundo. Por isso para manter altos níveis de GH seria preciso dormir pelo menos entre as sete e nove horas.
Além disto um outro factor também importante é a alimentação já que de facto existem alimentos mais estimulantes do que outros na estimulação de GH e que favorecem a sua produção.
Em último, e fundamental, conseguirmo-nos manter mais magros, pois a acumulação de gordura gera uma diminuição dos níveis de GH.

Normalmente um multivitamínico contém a maioria dos nutrientes para ajudar o aumento de GH no corpo. Baseado em alguns estudos é útil suplementar com aminoácidos como a arginina e a glutamina.

Bons treinos e bom descanso ;)