sexta-feira, 26 de julho de 2013

O FAMOSO INDICE GLICÉMICO!

O índice glicémico é basicamente, a velocidade com que o organismo "digere" os hidratos de carbono, desde que o ingerimos até se apresentar na forma de glicose no sangue.

Quanto mais rápida for esta transformação, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açucar no sangue. Consoante a rapidez desta degradação, maior o valor glicémico do alimento, assim um alimento de alto valor glicémico é um alimento que afecta muito a resposta de insulina no sangue e disponibiliza energia rápida ao organismo e um alimento de baixo valor glicémico afecta de forma ligeira porque fornece energia de forma progressiva, lenta e que se prolonga mais no tempo.
Existe uma escala indicada em percentagens estabelecida, tendo em conta como base o pão branco, considerando assim que o pão branco tem um IG igual a 100.

IG maior que 71: alto

IG maior que 56 e menor que 70: moderado

IG menor ou igual a 55: baixo
 

A fibra presente nos alimentos é um factor importantíssimo no IG desse alimento, já que a fibra atrasa a absorção dos açucares, aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma lenta, tal como a presença de gordura por exemplo, que também provoca este mesmo atraso.

Saliento então os alimentos de alto IG, pois considero que são aqueles que normalmente devemos evitar, (salvo em determinadas situações específicas), pois ao provocarem insulina em excesso no corpo fazem com que este produza mais gordura uma vez que o excedente de açucar transforma-se em triglicéridos e colesterol, ou seja engordamos e a longo prazo poderemos ser vitimas do diabetes.

Alimentos a evitar (alto valor IG): arroz branco, pão branco, açucar, batata cozida, cerveja, biscoitos, batatas fritas, cenoura cozida, corn flakes, donuts, etc...



Não te esqueças de ler sempre os rótulos!
Bons treinos!