segunda-feira, 3 de junho de 2013

VAMOS PERDER GORDURA? INTERMITTENT FAST, CONHECES?

O intermittent fast, ou em português jejum intermitente é mais uma técnica muito discutida na nutrição do mundo do fitness.

Basicamente baseia-se naquela que foi um dia a alimentação do Homem caçador, que não se alimentava a cada 3 horas mas passava horas á procura de comida e só em alguns momentos do dia conseguia fazer uma bela refeição.

Não invalida que outras formas de alimentação funcionem, é apenas mais um técnica que poderá resultar melhor para alguns de nós ou mesmo um modo de sair de um estágio de "plateau", algo talvez para manter durante apenas um período, mas para outros tornou-se mesmo um estilo de vida.

O IF é essencialmente constituido por períodos de jejum seguidos de períodos planeados de refeições.

O método mais utilizado, pelo que tenho lido é o método 16/8! 16 horas de jejum e 8 horas de refeições planeadas. O jejum inicia após a ultima refeição e pode incluir as horas de sono (o período nocturno). Por exemplo fazer um jejum das 20h ás 12h (do dia seguinte). Mas uma das vantagens é que pode ser adaptado a cada estilo de vida e cada horário próprio e a cada sessão de treino.

 
No período de jejum não há comida, deve-se beber muita água, café e chá são permitidos. Para optimizar os resultados seria óptimo conseguir treinar no fim do jejum, quebrando assim este jejum com um shake pós-treino. 

Nos períodos de alimentação então tentar começar com a refeição pós-treino (shake) e após esta refeição devem ser planeadas e ingeridas mais 2 refeições com 3 horas de distância. É recomendado continuar a beber muita água e tentar não "estragar" com refeições junk food e sim ingerir refeições ricas em valores nutricionais e equilibradas. Contabiliza as calorias que o teu corpo necessita diariamente e concentra-as de forma equilibrada no período de refeições. É um erro pensar que nesta técnica se come muito pouco, as calorias devem ser calculadas e organizadas de maneira diferente, mas devemos consumir o numero de calorias que o nosso corpo precisa.

Para iniciar (ou mesmo uma outra técnica) pratica o IF 2/3 vezes por semana apenas e tenta fazê-lo nos dias mais movimentados para que o tempo não custe tanto a passar. Não caias no erro de comer em excesso após o jejum ou poderás ganhar peso em vez de perder.

Bons treinos....