sábado, 22 de dezembro de 2012

PORQUÊ A DIETA NAO FUNCIONA

O metabolismo (falamos do metabolismo em repouso), depende de tantos e variados factores, entre os quais a idade.
Até cerca dos 30 anos o metabolismo é mais rápido devido ao crescimento, e a partir daqui sofre uma estabilização. Entre os 40 a 50 anos o metabolismo em repouso começa a diminuir. Estas alterações do metabolismo, são tidas em conta, assim como o peso, a altura e o sexo, para encontrar o numero médio aconselhável de calorias diário.

No entanto é necessário ter em atenção que uma ingestão de calorias inferior ás necessidades, tem como consequência uma diminuição do metabolismo basal. E por isso se explica o fracasso das dietas de emagrecimento a longo prazo! Estas provocam uma diminuição do metabolismo de até 30% do valor inicial, e ao desacelerar consome também menos calorias. No inicio a dieta funciona, mas o nosso corpo adapta-se a esta dieta e abranda o seu ritmo interior, as calorias ingeridas passam a ser equivalentes ás calorias "queimadas" e com o tempo deixa de fazer efeito.
Por tudo isto o exercício físico tem um papel fundamental na luta contra o peso, pois o mesmo vem provocar novo aumento do metabolismo não só pelo aumenta da massa muscular e perda de massa gorda, como também pelo aumento do consumo de oxigénio durante e após o exercício, Faz sentido?
Bons treinos!


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário