sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ENTREVISTA A GUSTAVO SANTOS: INSPIREM-SE!

Gosto de entrevistar pessoas! Não apenas atletas, mas pessoas que têm vidas "normais", vidas dedicadas ao corpo, mente, ao desporto, vidas que respiram e inspiram o fitness e o bem estar!
Hoje partilho convosco a entrevista com um querido amigo e uma inspiração, Gustavo Santos. A sua forma física e o seu modo de viver a vida mostram que a idade é apenas um pormenor!
Acima de tudo um homem que ama viver e de se sentir bem consigo próprio, logo, como reflexo, também com os outros.



Inspirem-se!




                   






Como nasceu ou em que ponto começou esta tua paixão pelo desporto e pelo fitness? Sempre foste um homem ligado á actividade física?

A paixão pelo bem-estar físico, mental e espiritual nasce com todos, como tal, e desde que me lembro, sempre estive ligado à atividade física. Primeiro natação e patinagem, depois ginásio, dança e corrida.
Estar ligado ao nosso corpo, ouvi-lo e respeitá-lo é meio caminho andado para um estado confiante e uma vida equilibrada.





Que tipo de alimentos e que suplementação achas essencial para ti e que não faltam no teu dia a dia?


Super-alimentos como aveia, linhaça, chia, lentilhas e feijão. Qualquer tipo de peixe e muita verdura como brócolos, grelos ou espinafres. Chocolate preto e muita asneira em duas refeições por semana. Muita água também. Quanto a suplementação, um batido por dia de proteína isolada pós-treino.



Que tipo de treinos gostas mais de fazer?


Aqueles que envolvam natureza como correr na praia em treino intervalado.







Como te manténs focado e como fazes refeições saudáveis, tendo em conta que passas muitos dos teus dias em viagem por todo o país e no estrangeiro em trabalho?



É o meu estilo de vida. Escolho ser saudável. Além disso, hoje em dia já não há desculpas para não nos tratarmos bem! Há é muita irresponsabilidade e preguiça.



Tens uma cheat meal programada normalmente na tua alimentação ou preferes não a fazer? És do estilo de ter fases em que "estragas" sem qualquer receio ou preferes o método de ser sempre focado?


Sou sempre focado, mas encaro o prazer como parte do foco, como prémio pela disciplina, como tal, e como já referi, faço duas cheat meal por semana. Quando em preparação para algum trabalho, não faço nenhuma.



Fizeste a capa da Men's Health e esse foi mais um desafio da tua vida. Em que pontos essenciais se baseou a tua preparação? O que foi mais difícil para ti?


Essencialmente a nível mental. Desafiou-me a quebrar hábitos alimentares e mudar comportamentos. Foi um enorme teste de superação e mais um sonho vivido.




De que forma pensas que o estilo de vida que abraças a nível de treino e alimentar influencia a tua vida para alem da parte fisica e dos seus resultados?


Naturalmente a confiança sobe, a auto-estima também, assim como todos os índices de saúde, o que me faz sentir preparado para todos os desafios que a vida me possa apresentar.



Como te mantens focado e disciplinado de forma a manter a tua forma fisica todo o ano?


Estar bem comigo faz-me feliz e eu quero sentir-me feliz todos os dias.




Até que ponto achas importante o cuidado com a nossa forma fisica na nossa forma de ser? Serão aqueles que se preocupam tanto com o fisico demasiado vaidosos ou obcecados?


Existem duas vertentes: os que treinam pela sua saúde e para se superarem e os que vão ao ginásio para se exibirem. Os primeiros fazem-no por amor, os segundos por ego. Cada um sabe de si.



Mudar de vida e de hábitos não é fácil e implica toda uma mudança de mentalidade. O que pensas que esta mudança pode trazer de bom na vida das pessoas?


Pode trazer vida. Que, por estranho que pareça, falta a muita gente.






Bons treinos!


Sem comentários:

Enviar um comentário