segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SUSHI: UMA REFEIÇÃO LIGHT...OU SERÁ QUE NÃO?

O sushi ganhou fama de refeição saudável mas não é bem assim! Dependendo das opções que fizermos e da quantidade que ingerimos, esta pode até ser, imagina, tão calórica como mousse de chocolate ou macdonald's.
 
 

Por exemplo 16 unidades dos rolos de sushi fritos, pode corresponder a cerca de 1500 calorias. Se a isto juntarmos o queijo creme, o molho de soja, as bebidas...é uma questão de fazer as contas.
É claro que a fama de saudável vem de algum lado: os pratos são ricos em proteínas e omega 3, além de conter produtos feitos à base de soja, que reduzem os níveis de colesterol mau (LDL) no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. Mesmo assim, alguns cuidados são necessários. E aqui ficam algumas dicas:

1. Começa a refeição com uma sopa, pois enche-nos o estômago e não comemos tanto depois, logo conseguimos reduzir significativamente as calorias ingeridas.

2. Escolhe peças ricas em omega-3, como o salmão e o atum e que também apresentam valores ricos em proteína e vitamina D.

3. Inclui o wasabi, é repleto de antioxidantes.

4. Esquece os fritos! Prefere os cozinhados ao vapor, grelhados ou crus, como o sashimi. Escolhe os rolos que incluem vegetais ou mesmo as opções vegetarianas que muitos restaurantes já oferecem. Também há restaurantes que têm opções de arroz preto em vez do arroz branco normal, e este apresenta muito mais fibra e ajuda na digestão.

5. O gengibre...óptimo para o sistema imunitário para além de fonte de potássio, magnésio, manganésio...

6. Evita o molho de soja, contém valores muito altos de sódio. Se puderes e não resistires mesmo pede a versão light (light em sódio mas tem sempre sódio).

7. Come devagar! Ajuda a comer menos quantidades!

8. Afasta os rolos com maionese e se possível também os que são feitos com queijo creme (tipo philadélfia)! Pelo que sei, as versões originais no próprio Japão nem usam estes condimentos.

9. Lembra-te de que o sushi "normal", devido ao arroz que constitui o rolo, contém muitas calorias, principalmente porque nunca comemos um só, por isso prefere o sashimi e foge dos rolos feitos com muito arroz, arroz este que está cheio de açucar.

10. Sei que é mais económico e aliciante mas evita o "all you can eat" já que aqui nos descontrolamos completamente a nível de quantidade! E contra mim falo!


 
 
 
Bons treinos!