sábado, 26 de outubro de 2013

O QUE É ISSO DE "DANO METABÓLICO"?



Normalmente quando se fala de dano metabólico referimo-nos a duas possibilidades. A primeira, que está a ser muito discutida no mundo do fitness, é relativa a problemas causados supostamente pelo treino e pela dieta realizados durante a preparação de competições de bodybuilding e fitness. Alguns dos mais acreditados treinadores do mundo, dizem que as dietas pré-competição diminuem o metabolismo e criam uma série de problemas no período pós-competição. Outros treinadores dizem com muita segurança que os excessos nas dietas e no treino danificam a capacidade metabólica dos atletas, deixando claro que depois de uma competição é preciso adoptar alimentações especificas para “concertar” e normalizar o próprio  metabolismo. Assim prepara-se um novo produto para vender, uma estratégia de marketing!
 


 A segunda opção de atribuição da expressão “dano metabólico” é associada aos danos gerados por anos de escolhas alimentares inadequadas. Neste caso, as próprias  “vítimas” afirmam que ingerir ao longo de muitos anos alimentos errados provocaram reacções negativas nas principais vias metabólicas. Tiveram alterações a nível hormonal e da capacidade de regulação hormonal, as quais provocam problemas que vão da obesidade a doenças ligadas ás hormonas. Neste caso o termo “dano metabólico” é mais correto, apesar de o metabolismo ser um sistema demasiado complexo e amplo para poder ser reduzido de forma generalizada.

Quem fala em dano metabólico refere-se a um conceito indefinível, um bocado como falar do “dano por envelhecimento”. Mas se o envelhecimento é um processo normal, como se pode dizer que provoca danos? É mais certo falar de mudanças.

Seguramente podemos dizer que os factores ambientais nos tragam mudanças, por exemplo sabemos que fumar muito pode levar a ter doenças ligadas ao sistema cardio-respiratório e a doenças respiratórias claramente definíveis, mas podemos afirmar que a dieta e o exercício físico provocam doenças mesmo que sejam de natureza metabólica?

Cabe-vos a vocês analisar e tirar conclusões.

A minha ideia é que acho errado ouvir falar de “dano metabólico” como se fosse uma doença. Substancialmente o metabolismo é o processo corpóreo pelo qual vamos buscar energia á comida. Afirmar que o metabolismo possa ser “danificado” é no mínimo impreciso mesmo que este esteja sujeito a problemas.

Mas continuo a achar que se o exercício físico e a dieta provocam danos metabólicos como dizem, então o que diremos da vida sedentária e de tantos vícios e alimentações incorrectas.
 

 
Bons treinos ;)



 

Sem comentários:

Enviar um comentário