sábado, 28 de setembro de 2013

ERROS COMUNS EM EXERCÍCIOS COMUNS!

É muito comum ver pessoas a cometer alguns erros típicos no ginásio, principalmente em determinados exercícios.
Vejo que isto acontece principalmente em exercícios base e complexos, erros estes que comprometem o treino, os resultados e a saude.
A musculação não é uma brincadeira, não é ir ali ao ginásio brincar numas máquinas enquanto convivemos um pouco! Quando estamos a treinar devemos estar concentrados na postura e se necessário ou em caso de duvida pedir ajuda a um profissional, não vale a pena arriscar nada!

Squat/agachamento
A coluna deve estar bem direita e alinhada, o peso do corpo deve ser colocado nas pernas e calcanhares e não nas costas, a linha do joelho não deve ser ultrapassada mas também não devemos "sentar" sem levar um pouco o joelho á frente ou estaremos a sobrecarregar a coluna com o peso directamente em cima dela. O movimento deve ser natural! Empinar o rabiosque, dobrar as pernas e não a coluna, olhar em frente!




 

Afundos/Lunges
O lunge é outro exercício muito eficaz para os gluteos e pernas, Deve ser feito sem inclinar o tronco á frente, manter a coluna direita, olhar em frente, não deixar o joelho avançar a linha da ponta do pé e fazer força com os calcanhares para subir. As pernas devem manter uma certa distância, não devem estar muito próximas, formando linhas de 90graus! Vejo que normalmente as pessoas não afastam suficientemente as pernas ou não dão uma largura de estabilidade o que provoca desequilibrio durante o exercício. Abdomen contraído e descer a perna que está atrás o mais possivel. Não estender completamente os joelhos na subida.




Leg Press
O leg press deve ser bem realizado ou poderá causar lesões muito desagradaveis nos joelhos.
A coluna deve estar bem encostada no banco assim como a cabeça, os pés bem apoiados e alinhados com os joelhos e não deve existir inclinação dos joelhos nem para dentro nem para fora. As pernas não esticam completamente quando se realiza o movimento, antes pelo contrário, manter sempre o joelho desbloqueado, e a descida deve ser controlada.



Para a próxima falamos sobre alguns exercícios para a parte superior do corpo e erros mais habituais.
Deixo-vos um video de como realizar agachamentos que partilhei também na página do facebook!


Bons treinos ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário