segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PROTEÍNAS VEGETARIANAS! SABES QUAIS SÃO?

A Proteína, juntamente com a gordura e os hidratos de carbono, são a base da nossa dieta. No entanto, ao contrário das gorduras e hidratos, as principais fontes de proteína tendem a ser de origem animal. A razão para isto é que a proteína animal é geralmente proteína "completa" , ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais .

Os aminoácidos essenciais são aminoácidos que o nosso organismo não consegue produzir e que devemos obter da nossa dieta para manter uma boa saúde. No entanto não desesperem os vegetarianos, isto não quer dizer que é impossível responder ás necessidades de proteínas do nosso corpo só com a proteína das plantas. É possível construir a proteína completa de alimentos à base de plantas, através da combinação de leguminosas, cereais, nozes, etc.

Aliás de acordo com um estudo realizado na América pelo  "Journal of the American Medical Association", os vegetarianos têm uma oportunidade de prolongar um pouco mais a sua vida devido á sua alimentação.
Aqui ficam então algumas fantásticas fontes de proteína á base de plantas.
Vegan protein

 
1 . QUINOA
Esta proteína vegetal bastante notável define uma barra alta para o resto vir.
Ao contrário da maioria da proteína vegetal, a quinoa possui um "status" de proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita. É fácil de preparar, sabor delicioso e é super versátil.
Este alimento é tão super, que a Food and Agricultural Organization das Nações Unidas (FAO ) declarou oficialmente 2013 como o "Ano Internacional da Quinoa"!!

2 . FEIJÃO
O feijão é barato, versátil e uma grande fonte de proteína. Uma chávena apenas de qualquer tipo de feijão contém cerca de 12-15 gramas de proteína. Os feijões também são ricos em fibra e hidratos de carbono. Usa-os em massas, saladas, ou como acompanhamento simples.

3. TOFU
Outra excepção á regra, é o tofu. É também uma proteína completa. O tofu é feito de leite de soja solidificado. Há várias texturas de tofu e existe já também tofu já condimentado.

4 . LENTILHAS
As lentilhas têm cerca de 18 gramas de proteína em apenas um copo! São também ricas em fibras, vitamina B1 e ferro. As lentilhas existem em todos os tipos de tamanhos e cores, incluindo amarelo, laranja, verde, castanho e preto. Uma vez que são uma proteína "incompleta", são normalmente consumidas misturadas com outros grãos como arroz ou massa.

5. LEITE não animal
O leite de soja é a alternativa mais popular para o leite de vaca, e também tem o perfil nutricional mais semelhante ao leite de vaca. O leite de soja proporciona 5-10 gramas de proteína, enquanto que o leite de vaca, 8 gr. Muitas marcas de leite de soja contém quase a mesma quantidade de proteínas, cálcio e vitamina D, como o leite de vaca. O leite de arroz, o leite de amêndoa e de aveia, e ainda o leite de cânhamo são outras alternativas, sendo que uns têm mais proteína do que outros. É só ler os rótulos e escolher os que mais gostas.

 
Bons treinos!