quarta-feira, 27 de maio de 2015

ENTREVISTA: VICIADO NO FITNESS!!

Hoje queria partilhar convosco um pouco sobre o Viciado no Fitness. Ele tem uma página no facebook e um perfil no instagram onde procura motivar os mais "preguiçosos" e apoiar o trabalho dos que têm o mesmo estilo de vida que ele escolheu. Tem uma vida "normal" e procura conciliar esta sua paixão do fitness com o seu trabalho e vida pessoal. E consegue...e muito bem!



Sigo esta página regularmente e identifico-me bastante com a mensagem e com o tipo de vida e dia a dia que o Rui nos passa. Entre videos de treino, receitas, partilha de informação e notícias do mundo do fitness, quis saber um pouco mais da pessoa que está por trás e sei que muitos de vocês também querem.

Inspirem-se! E façam like na página dele...



Fala-nos um pouco de ti e como nasceu a tua paixão pela musculação? Sempre te preocupaste com a alimentação saudável?

Chamo-me Rui Filipe e até aos meus 15 anos, sempre tive peso a mais, jogava muito à bola com amigos, brincava na rua, mas os cuidados alimentares eram zero (as mentalidades eram outras)..Mas cheguei a uma idade em que a bola começou a passar para um 2º plano e as miúdas começaram a despertar interesse :) foi aí que decidi que tinha de perder peso!! Na altura perdi cerca de 20kg e nunca mais os ganhei..os cuidados alimentares começaram a ser diferentes (apesar de muitas vezes ainda comer "porcarias").
A minha paixão pelo fitness começou em Outubro de 2004, na altura altura entrei para o ginásio por brincadeira, a ir 3x por semana...em Novembro 4x...em Dezembro 5x...em Janeiro de 2005 LIVRE TRÂNSITO!
O que começou por brincadeira, tornou-se no meu estilo de vida, ao ponto de pôr o ginásio e a alimentação no topo das prioridades.
Antes de ter começado a treinar, não tinha tanto cuidado nas minhas escolhas alimentares (como disse anteriormente), se me apetecesse comer "porcarias" comia..mas penso que todo o meu passado é que me preparou para aquilo que sou hoje! Hoje sei que uma boa alimentação e saudável é fundamental, aliás farto-me de referir isso na minha página!!


Quantas vezes treinas por semana e como são os teus treinos?

Actualmente treino 3x musculação p/semana + 2x core/alongamentos

Não fico uma eternidade no ginásio (nem é preciso), os meus treinos duram cerca 50m - 1h
O único grupo muscular que trabalho sozinho é pernas, porque quando se faz um bom treino de pernas, não tens mais força para nada.. :)
O treino de core, é um pouco à minha imaginação: pranchas, dragon flags, rolo abdominal, etc..





É dificil para ti encaixar os treinos e refeições no dia a dia de trabalho e família?

Não é difícil de encaixar as minhas refeições e treinos na minha rotina diária, felizmente tenho um trabalho que me permite isso..e em casa a minha namorada, desde que me conhece já sabe o que a "casa gasta", também fiz questão de a fazer ver qual era o meu estilo de vida e ela sempre o respeitou..hoje em dia, estamos os 2 em sintonia!

 


Gostas mais de treinar sozinho ou acompanhado? Tens ajuda de algum profissional ou fazes os teus treinos sozinho?

Em toda a minha "vida" de ginásio só tive 3 companheiros de treino, porque sou muito selectivo (têm que ter a mesma dedicação e vontade que eu)..mas durante muito tempo treinei sozinho! Actualmente treino sozinho, mas em conjunto com a minha namorada, eu ajudo-a e ela ajuda-me! Tanto eu como ela somos acompanhados pela Filipa Vicente, tanto na parte de nutrição, como de treino..ela manda, nós fazemos :D

E como é a tua rotina diária de alimentação? Tens cheat meals?


A minha rotina de alimentação é super simples, preparo as refeições de manhã antes de ir trabalhar e quando chega a hora, não falho..fim de semana é igual, sem a condicionante de ir trabalhar! Quando vou passear, levo sempre a marmita atrás..Não faço cheat meals!! Não sinto qualquer necessidade disso.. Descobri que gosto de sushi e vou com amigos em ocasiões especiais, mas não vou porque sinta qualquer necessidade (como quem precisa de ar para viver), se comer fora de casa, escolho sempre peixe..


Como fazes para te manteres focado?

6. Não faço nada..é uma situação natural, tal como tenho de comer para viver, tenho que treinar para estar bem comigo mesmo!


O que sentes ser mais dificil neste estilo de vida?

Actualmente nada..Faço aquilo que mais gosto e faço-o com prazer! Ao princípio quando comecei, tive que ouvir muitas bocas...bocas de quem nunca fez nada para ser diferente e critica quem faz algo que não está dentro da "normalidade". Não lhes dei importância uma vez sequer!


Consideras-te uma pessoa mais feliz após melhorares a tua alimentação e começares a treinar ou faz-te falta a tua vida de antigamente?

Sou feliz com as minhas escolhas e com este estilo de vida, que já me ensinou muita coisa, tanto para o treino, como para a minha "vida normal".. não tenho saudades do antigamente!


 
Que conselho poderias dar a quem quer iniciar e abraçar este estilo de vida e não se sente motivado?

Quando me fazem essa pergunta, só respondo que depende deles..nós fazemos as nossas próprias escolhas, não podemos, nem devemos esperar que sejam os outros a motivar-nos, eu posso dar o 1º empurrão, mas a vontade tem que vir de dentro de nós, caso contrário, é insucesso garantido..
Quem não quer, arranja desculpas..Quem quer, arranja maneira!


Obrigada Rui!
Bons treinos...