quinta-feira, 6 de março de 2014

HIDRATOS BONS E MAUS!

 
 
Sabias que podes comer hidratos mesmo em dieta e querendo perder peso, e mesmo após as 18h?
Existe a ideia de que para não engordar devemos cortar nos hidratos em primeiro lugar e que só os devemos consumir de manhã, no entanto não é bem assim!
Numa alimentação saudável (e exceptuando casos especiais como preparação para competições por exemplo), os hidratos podem perfeitamente fazer parte do dia a dia. O essencial é ter atenção ao tipo de hidratos que ingerimos.
 
 
Os hidratos que não nos interessam são aqueles considerados hidratos simples e processados, hidratos refinados digamos, porque são rapidamente absorvidos pelo organismo (têm um alto índice glicémico) e afectam a resposta da insulina no sangue, provocando uma maior libertação de insulina. Estes hidratos, para além disto, fornecem ao organismo as chamadas "calorias vazias", pois são pobres em vitaminas, fibra e minerais. E são estes que não nos interessam consumir, entre os quais o pão branco, os bolos, os refrigerantes!
 
 
Portanto o truque está em consumir hidratos complexos, e de baixo indice glicémico, pois são absorvidos de forma lenta pelo organismo, não alteram a resposta do organismo nem dos valores no sangue, e dão-nos energia e saciedade. São normalmente também ricos em fibra, e por isso não estragam a dieta. Estejas em fase de perder peso, ou de querer baixar o percentual de massa gorda, podes consumi-los pois não vão provocar picos de insulina. Assim sendo, podes incluir a batata-doce, a quinoa, legumes, arroz e massa integral, e o meu preferido: PIPOCASSS! Mas atenção á forma como as cozinhas.
 
Claro que como em tudo, é necessário equilibrio e tudo o que é em exagero não fará bem e pode influenciar os resultados pretendidos, mas o importante é saber balancear a alimentação e saber que esta pode ser variada.
 
Bons treinos!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário