domingo, 16 de fevereiro de 2014

O QUE FAZER PRIMEIRO? TREINO DE MUSCULAÇÃO OU DE CARDIO!

Uma dúvida constante com a qual muitos se deparam, é a questão do que fazer primeiro, o treino de musculação ou o treino aeróbico!
É uma duvida muito frequente e que tem toda a lógica de existir, já que o realizar o treino aeróbico primeiro ou depois da musculação pode, de facto, influenciar bastante os resultados pretendidos.

Vários estudos foram já feitos para encontrar a resposta, e na sua maioria chegaram á mesma conclusão que, felizmente, eu já realizava.

 
 
Uma das conclusões é que, o treino aeróbico realizado de forma mais intensa (superior a 30 minutos) antes do treino de força, pode influenciar a força "disponível" para o treino de musculação de forma negativa, ou seja, o desempenho não vai ser o mesmo e a capacidade de suportar as cargas diminui.
Para além disso, a realização de cardio antes, provoca a libertação de determinadas hormonas no corpo que impedem ou diminuem a capacidade de hipertrofia dos musculos, isto é, a capacidade de aumento da massa magra.

Verificou-se também que o contrário não se verifica e não se aplica! O treino de musculação, quando realizado em primeiro lugar, em nada prejudica a capacidade aeróbica, e como tal esta é mais uma razão para deixar o cardio para o final.


Claro que como prioridade devemos ter o nosso objectivo e dependendo de qual o objectivo assim devemos organizar o nosso treino. O ideal seria realizar o treino aeróbico e o treino de musculação em sessões de treino separadas, por exemplo o cardio de manhã e a musculação ao final do dia, mas sabemos também que a maioria de nós sofre do problema de falta de tempo e para quase todos este seria um luxo ao qual não podemos aceder.


Se o teu objectivo é aumenta de massa magra, então o ideal é começar o treino com a sessão de musculação, e depois o treino de cardio (mas mesmo assim não realizar um cardio muito prolongado para não colocar em risco todo o treino de musculação realizado).
Quando o objectivo é mais a perda de gordura e pretendas realizar o cardio em primeiro lugar, tem em conta que posteriormente o treino de força não deve ser muito intenso, já que o corpo já estará cansado e terá hormonas em circulação que te podem prejudicar o treino.


Seja qual for a escolha que façamos, o importante é não prescindir do treino de musculação, já que este sim, vai ser essencial em qualquer objectivo que tenhamos, seja aumento de massa magra ou diminuição de gordura! Escolhe o teu objectivo e foca-te e trabalha nele! Não queiras fazer tudo num dia e observa bem como estás a estruturar os teus treinos, pois essa pode ser uma das razões para não estares a conseguir atingir os teus objectivos. Por exemplo, podes estar a realizar demasiado cardio e na hora errada, ou podes estar a realizar treinos de musculação demasiado leves e que não te permitirão atingir os resultados pretendidos.