terça-feira, 5 de novembro de 2013

NEM TUDO É CROSSFIT! ENTÃO O QUE É O CROSSFIT?...

Muito se fala do crossfit e virou a nova moda relativamente ao mundo do fitness! No entanto existem as versões adaptadas do crossfit que são aquelas que vemos na maioria dos ginásios e que se concentram só em determinados exercícios base do crossfit e em movimentos com o peso do corpo, e existe o "verdadeiro" crossfit praticado na chamada Box e ensinado por instrutores especializados e certificados.
O Crossfit é um treino super completo! Talvez o treino mais completo...e fortalece todo o corpo em meia hora! É um programa de treino que exige força e condição atlética.

Hoje em dia são cerca de 4000 pontos de crossfit no mundo, entre ginásios ou afiliados.


Basicamente é o seguinte: uma mistura de levantamento de peso, exercícios de peso corporal e treino cardiovascular, unidos em uma única sessão, sempre diferente, não-específica, pois o objetivo não é esculpir os abs ou afinar as coxas, mas sim fortalecer o corpo inteiro. Corrida, remo, saltar á corda, subir e movimentar cargas pesadas, mas também utilizando equipamento como halteres, anéis de ginástica, barras de tracção, kettlebells...etc...
 CrossFit é frequentemente descrito como o desporto mais duro do mundo, ou os atletas mais em forma do mundo, pois eles combinam força explosiva, agilidade, flexibilidade e resistência, não se dedicam a trabalhar apenas uma destas características! Eles são completos!

Exercícios que se denominam normalmente olímpicos, que usam técnicas de Powerlifting e Halterofilismo, como deadlift (peso morto), clean, agachamento, snatch, clean and jerc, fazem parte do dia a dia... Assim como, pull-ups, dips, escaladas na corda, push-ups, sit-ups, piruetas, pino... subir e mover objectos pesados rapidamente e por longas distâncias.
Bicicleta, correr, nadar, remar, etc.. tudo de uma forma muito forte, intensa e rápida. Combina estes elementos cinco ou seis dias por semana, de todas as maneiras e configurações com criatividade. A rotina é o inimigo do crossfit, o importante é manter treinos curtos mas intensos.

Por tudo isto é importante que quem o pratica tenha o cuidado de ser seguido por instrutores certificados e experientes, pois é muito fácil ter lesões uma vez que são movimentos que obrigam a um conhecimento profundo da técnica de execução.




Os benefícios do CrossFit  são vários: melhoria da condição física, aumentando a capacidade de trabalhar em todas as áreas que falei, graças a uma adaptação neurológica e hormonal de todas as vias metabólicas: a duração, resistência, força e flexibilidade são praticadas com este treino! Coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão são exercidas com a prática da actividade (uma atividade que melhora o desempenho por meio de mudanças no sistema nervoso), potência e velocidade são melhoradas!
O CrossFit dá-nos a capacidade de realizar qualquer actividade com sucesso, até mesmo os menos familiarizados. Após alguns meses de prática terás resultados visíveis sobre o corpo, com um aumento na massa muscular em detrimento da gordura, pois não só se queimam muitas calorias durante a execução como tornamos o nosso metabolismo mais rápido e acelerado permitindo que o corpo queime mais gordura.

CARACTERÍSTICAS DO ATLETA DE CROSSFIT
O atleta CrossFit deve dominar os seguintes dez pontos básicos:

1. Resistência cardio respiratória
2. Resistência muscular
3. Força
4. Flexibilidade
5. Potência
6. Velocidade
7. Coordenação
8. Agilidade

9. Equilíbrio
10. Precisão

O crossfit segue uma dieta específica, chamada a dieta Paleo!


A Dieta do Paleolítico pretende reviver o tipo de alimentação que utilizavam os povos antigos que viveram no período Paleolítico, ou seja, antes de ser descoberta a agricultura10.000 anos atrás.

Por cerca de dois milhões de anos os seres humanos têm vivido a comer sementes, frutos, vagens, e praticando caça e pesca. Com a agricultura, o homem aprendeu a alimentar-se de diferentes tipos de alimentos, até chegar ao nosso tempo (século passado) em que foram criados e amplamente divulgados alimentos processados.
Em outras palavras, a dieta deve ser baseada em carnes magras, legumes, vegetais verdes, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e sem açúcar. Dizem que esta é também a maneira mais fácil de nos alimentarmos.
O consumo excessivo de hidratos de carbono com alto índice glicémico é o principal culpado dos problemas de saúde causados ​​pela ingestão de alimentos. Os hidratos de carbono de alta glicemia são aqueles que aumentam a quantidade de açúcar no sangue muito rapidamente. Eles incluem arroz, pão, batatas, doces, bebidas e hidratos mais processados. O processamento de hidratos de carbono aumenta o seu índice glicémico, bem como a sua propensão para elevar o açúcar no sangue.

Mas desta dieta falaremos num próximo post!

Existem já algumas box's de crossfit em Portugal e aqui na zona da grande Lisboa onde poderás experimentar uma destas aulas e viver uma experiência de treino muito diferente daquilo que já realizaste até hoje! Atreves-te?
Bons treinos!...

 








 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário