terça-feira, 12 de novembro de 2013

VIAGENS FIT! O TEU TRABALHO É A VIAJAR? VAIS DE FÉRIAS?

Este post é dedicado a quem viaja constantemente em trabalho (como os meus colegas por exemplo) ou para quem tem de se deslocar muitas vezes e até para quem quer ir de férias mas não quer perder o foco e pretende continuar a manter a linha e o treino! Não é fácil... Pode ser bastante desgastante conciliar tudo isto com uma vida social.
A tentação é durante a viagem, parar numa estação de serviço e comer algo rápido ou parar no Starbucks do aeroporto ou no Macdonald's e matar a fome, mas de facto este é o caminho mais rápido e fácil também para estragar todo o treino realizado. Mas mesmo assim é possível e o equilibrio pode-se encontrar!

A base de tudo é PLANEAR E PREPARAR!

to snack on a road trip: hard-boiled eggs  for the perfect travel protein. Plus cheese + crackers, fruit, trail mix and a breakfast sandwichI made hard-boiled eggs yesterday for the perfect travel protein. Plus cheese + crackers, fruit, trail mix and a breakfast sandwich

Eu por exemplo tento diariamente ou dia sim dia não, enquanto se prepara o jantar aqui em casa, preparar ao mesmo tempo outras coisas que poderei comer nos dias seguintes e ter sempre prontas a consumir no frigorifico!
Por exemplo: preparo uma boa quantidade de arroz integral, é só deixar cozer por 10 minutos (aquele da marca que compro), preparo umas batatas-doces, cozo ao vapor bróculos e espinafres e algo mais que tenha em casa e tenha vontade, descongelo frango e peixe que pretendo consumir e lavo as verduras que se podem comer cruas.
Assim tenho sempre prontas fontes de hidratos de carbono complexas, legumes e verduras e depois é só grelhar um pouco de carne ou fazer umas claras de ovo ou até colocar um peixinho no forno em 20 minutos! Ou juntar uma lata de atum em água a uma salada...é tudo uma questão de ser prático e criativo.
Desta forma, no dia seguinte de manhã, é só colocar em caixas o que me apetecer e tenho o dia (ou os dias) preparado.



Na viagem, leva sempre contigo produtos faceis de consumir e que poderás "meter á boca" em momentos de tentação ou de fome subita, ou em lugares que vais parando na viagem e não encontras nada de saudável para comer, como barras proteícas, bolachas de arroz, bolachas de aveia, manteiga de amendoim, proteína em pó, frutos secos...são produtos que facilmente se podem consumir e que não necessitam de frigorifico.

Se possível pede um quarto de hotel que tenha um mini frigorifico (hoje em dia praticamente todos têm) e podes até perguntar se têm algum microondas que possas utilizar.

Antes de chegares ao hotel ou local de estadia pára num supermercado local e compra alguns vegetais e frutas.

Verifica se o hotel tem ginásio e caso contrário investiga qual o ginásio mais próximo. Se não houver nenhum por perto podes sempre fazer umas corridas e fazer treinos á base de peso corporal no quarto. (agachamentos, burpees, flexões, pranchas, abdominais, etc).

Se comeres no hotel procura fazer escolhas saudáveis, pede os molhos á parte, pede para grelhar o frango em vez de fritar, enfim, tenta chegar a um acordo com o room-service ou com o restaurante que normalmente são abertos a pedidos dos clientes.

 
Em determinados casos podes eventualmente preparar um shake com a proteína em pó, manteiga de amendoim, um pouco de frutos vermelhos e aveia e tens um snack prontinho.

Quanto ao treino por vezes não é possivel fazer o treino completo por falta de tempo. Neste caso é preferível fazer um treino mais curto do que não fazer nada. Faz super-sets, faz treino funcional, um treino HIIT, tudo de maneira a encurtar o treino, o importante é apostar na intensidade e não no tempo!

Uns dias antes começa a preparar a viagem mentalmente e como jogar com os imprevistos, estar prevenido é a melhor forma de estar preparado.

E não te esqueças de te hidratar bastante, principalmente se viajas de avião, e mantém as refeições e snacks preparados na tua bagagem de mão.

E estas malas? não são o máximo? ideais para viajar! Ando a namorar uma...quem sabe em breve!


Boas viagens e bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário