sábado, 8 de fevereiro de 2014

LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL

Já ouviste falar de libertação miofascial? e do Foam Roller já? De certeza que já o viste no ginásio e talvez tenhas pensado para que serve! É apenas uma das formas de fazer a tal libertação miofascial! Mas e o que é isso?

A libertação miofascial é como uma massagem que tal como diz o próprio nome, liberta a fáscia muscular!  Miofascial: mio = musculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares.

Esta fáscia tem um papel importantíssimo na ligação, união e separação de todas as partes do nosso corpo. É um tecido extremamente importante uma vez que é ele que envolve, separa e divide o corpo. Também envolve toda a estrutura muscular e auxilia no deslizamento dos músculos entre si.


 
Os músculos e outros tecidos, com o dia a dia (treino, stress, posturas incorrectas) vão acumulando nódulos, que podem provocar zonas no corpo onde haverá desde oxigenação insuficiente até lesões agudas.
Sabias que quando temos pontos tensos no corpo ou tensões acumuladas em determinado músculo por exemplo, poderemos ter sintomas como cansaço, ansiedade, insónias e alterações de humor?
Talvez por isso a sensação após a libertação miofascial seja de alivio e leveza.

Esta massagem liberta tensões, elimina pontos do corpo mais doridos, melhora a amplitude de movimentos e previne lesões musculares.


O foam roller por exemplo é um rolo de "espuma" que usado antes e depois de um treino elimina estes pontos de tensão (pequenos nós que se desenvolvem na fáscia muscular) e devolve a flexibilidade muscular. Uma vez que nem todos podemos ir a um terapeuta por motivos de tempo ou dinheiro, este é um modo de realizar uma auto massagem e melhorar até o sistema vascular.
Basta rolar sobre o foam roller de forma lenta e suave e sentir aquele ligeiro desconforto que corresponde ao desfazer dos "nós"!
O rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca um relaxamento no músculo. Este permite uma maior amplitude de movimento e libertação da tensão muscular.



Podem ver algumas formas de utilizar este rolo no video abaixo e tentar realizar com frequência em casa ou no ginásio.
Bons treinos.



Sem comentários:

Enviar um comentário