segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DICAS DE COMO COMEÇAR! 2016 É VOSSO!

Todos os finais de ano eu escrevo os meus objectivos e planos para o ano seguinte! Em conjunto, eu e o Mr. cá de casa sentamo-nos e escrevemos os objectivos familiares e pessoais. Primeiro porque os pessoais influenciam muitas vezes também a vida familiar, e depois porque juntos nos motivamos e puxamos um pelo outro.

Depois no fim de cada ano avaliamos os objectivos cumpridos, o que faltou para lá chegar, os que superámos para alem do que imaginávamos, e os que necessitam de mais algum tempo. E sabe tão bem quando conquistamos a maior parte dos que havíamos estabelecido!

Sei que muitos de vocês têm como objectivo começar um plano alimentar e um plano de treino para o novo ano que se aproxima. E pelas mensagens que recebo percebo que a maioria das perguntas gira em volta de uma questão apenas: Como começar? Sentem-se um pouco perdidos, não sabem bem como dar o primeiro passo nem o que fazer primeiro. 

A insegurança que fala dentro de nós muitas vezes impede-nos de dar aquele primeiro passo, que na minha opinião nesta fase é o mais importante. Depois que se sentirem encaminhados, e num ambiente seguro, tudo se vai encaixar e começar a fazer parte da vossa rotina. O problema é que neste momento vocês sentem que este é um mundo que não é “vosso”, que não conhecem, que não vos conhece! Eu sei, também já senti o mesmo! 
Então pensei que existem algumas dicas que vos podem ajudar a tornar tudo mais fácil e mais familiar!




Delinear um plano:

Definir as metas a atingir. Queres perder peso? Queres aumentar massa muscular? Queres secar? Queres ser mais ágil? Quantos quilos queres perder? Realisticamente falando! Em quanto tempo? quantas gramas ou quilos dá isso por mês? Queres preparar-te para uma prova? quando? o que precisas para lá chegar? É importante ser honesto nos objectivos que abraçamos, ser realista, estabelecer quantas horas de treino semanal e mensal precisamos e conseguimos inserir na nossa vida pessoal, estabelecer uma rotina diária ou semanal. O que fazer a nível nutricional? Procurar ajuda de um profissional?
Este é o primeiro passo para iniciar um novo plano sem que já seja um falhanço ainda antes de começar. 
Não adianta acordar um dia, dizer “é hoje”, calçar os ténis e ir ás escuras para um ginásio ou correr no paredão! Porque quando terminares o treino e amanhã acordares de novo, e talvez té com dores, já não saberás de novo o que fazer e desistes logo no inicio. 




Ter um plano de treino:
Seja para correr, seja um treino de força é importante ter um plano escrito para que nos dias de desmotivação não vires as costas ao treino dez minutos depois de começares porque não tens vontade nem sabes o que fazer de seguida. Mas o plano deve ser reajustado e alterado a cada 4/6 semanas de forma a que também a mente não se canse e se sinta estimulada. De nada adianta passar o ano a fazer o mesmo treino e as mesmas cargas. Puxa por ti, leva-te ao limite, supera-te! Estar todo o ano a fazer o mesmo exercício com o mesmo peso o ano inteiro na aula de body pump já te trouxe alguma transformação? A culpa é do treino ou tua? 
Aponta tudo nesse plano, repetições e séries realizadas, as cargas utilizadas e sua evolução, tempos executados. Será um óptimo diário para verificares as mudanças. 


Motivation board:
Já ouviste falar? Basicamente é uma forma de te manter motivado diariamente. São imagens e objectivos inspiradores colocados num quadro num local nosso e visível de forma a que sempre que olhamos para ele nos possamos sentir focados de novo e motivados. Podem ser frases, fotos de pessoas que nos inspiram, corpos que admiramos, fotos nossas antigas, calendário com objectivos, palavras que te inspiram! O que quiseres! Uma ideia original e fácil de fazer.





Equipamento novo:
Estudos indicam que ter roupa de treino nova pode aumentar a nossa motivação para treinar. Sentirmo-nos bem, confortáveis, bonitos, é importante para nos movermos livremente e de abraçarmos as nossas formas e corpo, assim como percebermos também, através da própria roupa, as evoluções e mudanças físicas que vão acontecendo. E mais uma desculpa para comprarmos roupa nova!


Pede ajuda:
Pedir ajuda é fundamental para alcançar objectivos principalmente na área do fitness. Ajuda familiar por exemplo, envolver amigos e família nos nossos planos torna tudo mais fácil quando fraquejamos. Ajuda profissional, porque ninguém nasce ensinado e pedir ajuda para usar uma máquina na sala de musculação não deve ser vergonha para ninguém. Até aquele instrutor teve formação para saber usar a máquina e porque existem milhares de máquinas diferentes, seria até estranho entrar num ginásio pelas primeiras vezes e saber utilizar tudo sem perguntar nada a ninguém. Eu mesma quando mudo de ginásio ou quando chegam máquinas novas peço ajuda na sua utilização! Qual é o bloqueio mental em relação a isto eu não entendo até hoje! Mas acontece com tanta frequência, principalmente as meninas, chegarem á sala de musculação e fazerem só cardio, abdutores e adutores porque não sabem usar outras máquinas! É como ir a casa de alguém pela primeira vez e ter de saber já onde estão as coisas e onde é a casa de banho! Vamos lá ultrapassar esta tontice! 

Segue o meu blog!!! ;) Espero ajudar-te diariamente a alcançar os teus objectivos.

2016 é teu! Faz deste novo ano um ano de transformações e arrisca-te a ser ainda mais feliz! Um ano passou e fizeste o quê? You can do this! 





Bons treinos!


Sem comentários:

Enviar um comentário