quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PORQUE TE SENTES TÃO CANSADO? AQUI PODE ESTAR A RESPOSTA!

És daquelas pessoas que vai todos os dias ao ginásio, ás vezes mais do que uma vez, não te interessa nada descansar um diazinho porque não queres acumular calorias e porque queres queimar o jantar de ontem? Acreditas que quanto mais treinares mais em forma ficas? Não entendes porque treinas tanto e não alcanças os teus objectivos? Pois bem, podes estar em overtraining!


O overtraining é o excesso de treino, e acontece normalmente a quem tem um plano de treino mal organizado, uma dieta pouco equilibrada ou inadequada tendo em conta os objectivos, pouco descanso, stress em demasia, (fisico e psicológico)!
 
Vários são os sinais de que poderás estar em overtraining: cansaço constante, diminuição da performance, problemas de sono, perda de peso, problemas nas articulações, quebra no sistema imunológico, alterações de humor e irritabilidade, entre outros.
 
No entanto a percepção de que se está a sofrer deste mal nem sempre é fácil ou linear, portanto a melhor forma de não entrar em overtraining é mesmo prevenindo que tal aconteça. Relembrando, alimentação adequada e equilibrada, descanso e se necessário suplementação, são alguns meios de prevenção.
 
É necessário ter em conta que os musculos recuperam da fadiga e stress a que são sujeitos durante o treino apenas durante o repouso, ou seja, é necessário compensar esta fadiga com muito descanso.
A melhor forma de tratar este "sindrome" é, no caso de te aperceberes que estás em overtraining, reduzir drasticamente o treino ou até mesmo interromper completamente a actividade física. Por vezes esta pausa pode ser de dias, e por vezes pode mesmo ser por semanas ou meses dependendo da gravidade da situação.
 
 
Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário