Muitos pensam, em especial o publico feminino, que ao realizar cardio antes do treino de musculação, estão a esgotar as reservas de glicogénio do organismo e por isso, como consequência, quando realizarem o treino de pesos o corpo vai então recorrer ás fontes de energia restantes (a gordura). E acham então ainda que quanto mais tempo de cardio realizarem, mais ainda vão gastar!
A maioria de nós, tem o mesmo desejo, secar e aumentar massa muscular, definição, tonificação, aumento de massa magra, queima de gordura, certo? Para alcançar um corpo mais "cortado", mais seco, necessitamos de facto de queimar a massa gorda, precisamos de utilizar a gordura do corpo durante o treino, e durante o dia.

Quando fazemos um treino de musculação estamos a utilizar como fonte de energia o glicogénio, ou seja, quando fazemos este treino em primeiro lugar, esgotamos as reservas de glicogénio primeiro também. Portanto ao realizar o treino de cardio após a musculação, depois das reservas de glicogénio terem sido utilizadas, vamos directamente ás reservas de gordura. O mesmo acontece se treinarmos pela ordem inversa, no entanto, como vou explicar, não é interessante fazer musculação sem glicogénio nos músculos!

O EPOC ocorre porque o nosso organismo precisa de repôr e reparar os músculos depois de os termos massacrado. Aumenta drasticamente depois do treino de força, comparativamente a um treino de cardio de intensidade média. Por isso é tão importante ter o foco num bom e intenso treino de musculação, de forma a aumentar o EPOC durante as horas seguintes e só depois fazer o exercício cardiovascular.
Se esgotarmos as reservas de glicogénio durante o cardio em primeiro lugar, e depois fizermos musculação, não só não terás a mesma força e performance como, devido ao stress muscular realizado com níveis de glicogénio em baixo, a libertação de cortisol aumenta. Mais cortisol a circular, mais aminoácidos nos músculos utilizados, mais tecido muscular consumido, mais catabolismo, menos aumento massa magra. É o que não queremos!
Lembrem-se: treino de musculação sempre desafiando limites e treino de cardio como cereja no cimo do bolo! Ups...bolo não...alimentação sempre em primeiro lugar!
Bons treinos!