Todo o tipo de vegetais da familia "Brassicaceae" (das couves) são verdadeiros super alimentos a incluir na nossa vida. Couve de bróculos, couve-flor, couves de bruxelas, agriões, repolho, espinafres, são alguns dos super verdes.
O porquê está nos seus valores nutricionais, já que qualquer um destes vegetais contém em 100 gramas mais vitamina C do que uma laranja, e para não falar das numerosas vitaminas antioxidantes (A e K), e os minerais como o ferro, cálcio e selénio que contêm.
A cereja no topo do bolo é a quantidade de fibra que estes produtos dão ao nosso corpo e que constituem cerca de 1/3 da quantidade diária recomendada. Nada mal...
Se tivermos em conta que ainda por cima são alimentos que ajudam na prevenção de cancros e outras doenças, não encontramos desculpas para não as incluir no nosso menu alimentar.
É de relembrar que a cozedura em excesso ou a temperaturas muito elevadas destas verduras tem como consequência a perda de nutrientes, assim como quando cozinhadas no microondas. O mais indicado é cozinhá-las ao vapor, (eu por exemplo cozinho-as ao vapor na bimby), ou deixá-las apenas cozer em água quente por um curto período de tempo. Mas posso partilhar convosco que no ano passado descobri o quanto são saborosos os bróculos crus. Mais crocantes, mais saborosos e muito mais práticos de comer! Para além de que não perdem qualquer valor nutricional.
Sem comentários:
Enviar um comentário