A cheat meal é recomendada normalmente uma vez por semana ou seja, uma vez em cada 7 dias! Ao contrário do que se possa pensar, esta refeição é uma forma de alcançar mais depressa os objectivos e mesmo necessária na maior parte dos casos. Nesta refeição é permitido comer aquilo que normalmente é proibido e que, segundo o gosto pessoal de cada um, desejamos mais e nos faz mais falta durante a "dieta" (não gosto de chamar dieta)! No meu caso por exemplo uma bela pizza e uma sobremesa como uma fatia de brigadeiro, são o ideal para eu encontrar o foco de novo.
Fazer este estrago na alimentação de vez em quando pode manter-nos mais focados nos nossos objectivos e controlar a parte psicológica que por vezes se torna a mais complicada.
Para além disto, este estrago provoca um choque no nosso metabolismo! Depois de se seguir uma alimentação específica por algum tempo, o estrago quebra a desaceleração na qual o metabolismo tende a entrar.
Todo este choque activa a produção de leptina, uma hormona produzida no organismo e que controla o metabolismo energético. Quando os níveis de gordura são mais baixos no organismo, a leptina é inibida (reduzida), o que leva á desaceleração do metabolismo. Quando fazemos uma refeição rica em calorias, activamos a produção de leptina, logo aceleramos o metabolismo e mais gordura é queimada. Digamos que é uma forma de enganar o organismo e reactivar a produção de leptina sem entrar em excessos e sem engordar.
Mas não exagerem, deve ser uma refeição e não um dia de estrago!! E não é recomendável realizar a cheat meal no início de uma alimentação saudável mas sim ao fim de algum tempo (ao fim de pelo menos 2 a 3 semanas). Recomenda-se também treinar no dia seguinte á cheat meal para gastar o que o corpo armazenou!
Espero ajudar-vos a recuperar psicologicamente dos estragos do Natal e do Ano Novo que está mesmo aí á porta!
Bons treinos...
Sem comentários:
Enviar um comentário