domingo, 16 de fevereiro de 2014

O QUE FAZER PRIMEIRO? TREINO DE MUSCULAÇÃO OU DE CARDIO!

Uma dúvida constante com a qual muitos se deparam, é a questão do que fazer primeiro, o treino de musculação ou o treino aeróbico!
É uma duvida muito frequente e que tem toda a lógica de existir, já que o realizar o treino aeróbico primeiro ou depois da musculação pode, de facto, influenciar bastante os resultados pretendidos.

Vários estudos foram já feitos para encontrar a resposta, e na sua maioria chegaram á mesma conclusão que, felizmente, eu já realizava.

 
 
Uma das conclusões é que, o treino aeróbico realizado de forma mais intensa (superior a 30 minutos) antes do treino de força, pode influenciar a força "disponível" para o treino de musculação de forma negativa, ou seja, o desempenho não vai ser o mesmo e a capacidade de suportar as cargas diminui.
Para além disso, a realização de cardio antes, provoca a libertação de determinadas hormonas no corpo que impedem ou diminuem a capacidade de hipertrofia dos musculos, isto é, a capacidade de aumento da massa magra.

Verificou-se também que o contrário não se verifica e não se aplica! O treino de musculação, quando realizado em primeiro lugar, em nada prejudica a capacidade aeróbica, e como tal esta é mais uma razão para deixar o cardio para o final.


Claro que como prioridade devemos ter o nosso objectivo e dependendo de qual o objectivo assim devemos organizar o nosso treino. O ideal seria realizar o treino aeróbico e o treino de musculação em sessões de treino separadas, por exemplo o cardio de manhã e a musculação ao final do dia, mas sabemos também que a maioria de nós sofre do problema de falta de tempo e para quase todos este seria um luxo ao qual não podemos aceder.


Se o teu objectivo é aumenta de massa magra, então o ideal é começar o treino com a sessão de musculação, e depois o treino de cardio (mas mesmo assim não realizar um cardio muito prolongado para não colocar em risco todo o treino de musculação realizado).
Quando o objectivo é mais a perda de gordura e pretendas realizar o cardio em primeiro lugar, tem em conta que posteriormente o treino de força não deve ser muito intenso, já que o corpo já estará cansado e terá hormonas em circulação que te podem prejudicar o treino.


Seja qual for a escolha que façamos, o importante é não prescindir do treino de musculação, já que este sim, vai ser essencial em qualquer objectivo que tenhamos, seja aumento de massa magra ou diminuição de gordura! Escolhe o teu objectivo e foca-te e trabalha nele! Não queiras fazer tudo num dia e observa bem como estás a estruturar os teus treinos, pois essa pode ser uma das razões para não estares a conseguir atingir os teus objectivos. Por exemplo, podes estar a realizar demasiado cardio e na hora errada, ou podes estar a realizar treinos de musculação demasiado leves e que não te permitirão atingir os resultados pretendidos.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL

Já ouviste falar de libertação miofascial? e do Foam Roller já? De certeza que já o viste no ginásio e talvez tenhas pensado para que serve! É apenas uma das formas de fazer a tal libertação miofascial! Mas e o que é isso?

A libertação miofascial é como uma massagem que tal como diz o próprio nome, liberta a fáscia muscular!  Miofascial: mio = musculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares.

Esta fáscia tem um papel importantíssimo na ligação, união e separação de todas as partes do nosso corpo. É um tecido extremamente importante uma vez que é ele que envolve, separa e divide o corpo. Também envolve toda a estrutura muscular e auxilia no deslizamento dos músculos entre si.


 
Os músculos e outros tecidos, com o dia a dia (treino, stress, posturas incorrectas) vão acumulando nódulos, que podem provocar zonas no corpo onde haverá desde oxigenação insuficiente até lesões agudas.
Sabias que quando temos pontos tensos no corpo ou tensões acumuladas em determinado músculo por exemplo, poderemos ter sintomas como cansaço, ansiedade, insónias e alterações de humor?
Talvez por isso a sensação após a libertação miofascial seja de alivio e leveza.

Esta massagem liberta tensões, elimina pontos do corpo mais doridos, melhora a amplitude de movimentos e previne lesões musculares.


O foam roller por exemplo é um rolo de "espuma" que usado antes e depois de um treino elimina estes pontos de tensão (pequenos nós que se desenvolvem na fáscia muscular) e devolve a flexibilidade muscular. Uma vez que nem todos podemos ir a um terapeuta por motivos de tempo ou dinheiro, este é um modo de realizar uma auto massagem e melhorar até o sistema vascular.
Basta rolar sobre o foam roller de forma lenta e suave e sentir aquele ligeiro desconforto que corresponde ao desfazer dos "nós"!
O rolo de espuma aumenta a tensão muscular e provoca um relaxamento no músculo. Este permite uma maior amplitude de movimento e libertação da tensão muscular.



Podem ver algumas formas de utilizar este rolo no video abaixo e tentar realizar com frequência em casa ou no ginásio.
Bons treinos.