quinta-feira, 29 de agosto de 2013

AINDA OS ABDOMINAIS: O QUE É A DIÁSTASE?

No ultimo post falei da diástase, mas faltou especificar o que é esta história!
 
A diástase é a separação dos musculos do recto abdominal, aqueles musculos que formam o famoso six-pack, são em numero de dois e paralelos um ao outro e normalmente é causada pelo aumento da pressão intra abdominal (gravidez, má postura, exercícios feitos de forma errada)!
 
 

Quando colocamos os dedos de forma a apalpar a parede externa do abdominal sentimos como que um buraco a separar os dois lados da barriga!

O diagnóstico pode ser feito com um exame físico e uma avaliação de um fisioterapeuta! Se o afastamento não for muito grande pode ser recuperado com exercícios específicos (como os hipopressivos que falei ontem), se for muito grande pode implicar uma cirurgia.

Os efeitos da diástase são, barriga protuberante, dores nas costas, má postura, hérnia, umbigo para fora!
 
 
Nestes casos cuidado com os exercícios abdominais!
 
Bons treinos ;)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

Foi recentemente, e já durante a gravidez, quando procurava informação a pensar já na recuperação pós-parto que descobri este método de abdominais e o que todo este método envolve. Tenho a preocupação, como todas as mulheres, de querer voltar á forma, (principalmente tendo em conta a minha paixão pelo mundo do fitness) e o mais rapidamente possivel, no entanto não o quero fazer de forma brusca e pouco natural, quero respeitar o meu corpo e o tempo que ele precisa para voltar ao normal. E partilho convosco o que descobri:

A ginástica hipopressiva (ou abdominal hipopressiva), é uma técnica de exercício abdominal onde os musculos são contraídos num movimento através da respiração, envolvendo o diafragma e também os músculos peitorais. Ela é muito eficaz para melhorar a barriguinha e para combater a incontinência urinária e a dor nas costas.

As Técnicas Hipopressivas (TH), foram criadas pelo Prof. Doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade belga, doutorado em Ciências da Motricidade e especializado em Reabilitação, e englobam posturas e movimentos que têem em conta a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica.
 
 
O trabalho de força normal, efectuado normalmente nos ginásios, aumenta a pressão no abdomen, incentivando a saída do mesmo para fora e aumentando a pressão na zona pélvica, podendo a longo prazo provocar problemas como a incontinência, principalmente em mulheres a recuperar de um parto e de uma gravidez.

Por exemplo nestes casos, na recuperação pós-parto, toda a zona pélvica da mulher e abdomen estão muito fragilizados, e assim, realizar exercícios abdominais ditos "normais", vai criar uma maior pressão pélvica e provocar várias consequências difíceis de recuperar.
 
 

 
 
Com a prática de exercícios hipopressivos, e tal como o nome indica, provocamos uma diminuição da pressão abdominal o que cria um efeito de "vácuo" que puxa os orgãos para cima e não para baixo, para além de tonificar ao mesmo tempo a zona abdmominal.


Mas não só para estes casos, também em casos de pessoas que têm geneticamente um abdominal menos tonificado, mais relaxado, maior, com uma diástase já morfologicamente mais aberta, são aconselhados este tipo de exercícios. Também é aconselhavel para as várias faixas etárias, incluindo a 3a idade. 


Benefícios:

Diminuir a circunferência da cintura
Fortalecer os músculos abdominais e do soalho pélvico
Prevenir a "queda" do soalho pélvico
Tratar e prevenir a incontinência urinária
Melhorar a função sexual (uma vez que vasculariza a zona do pavimento pélvico)
Melhorar a função intestinal
Melhorar a postura
Tratar dores de costas, lombalgias e lordoses
Prevenir hérnias (discais, vaginais, abdominais, inguinais)
Aumenta a força explosiva e a capacidade anaeróbia ao elevar o metabolismo em 15%
Recuperação pós parto

 

 

Como fazer?
 
Expirar (soltar o ar) e encolher a barriga, como se quisesse encostar o umbigo nas costas, contrair os músculos abdominais e permanecer nesta posição por 15 segundos.
Respire mas mantenha a barriga para dentro, com os abdominais contraídos por mais alguns segundos e então relaxe.
Faça 5 séries de 15 segundos diariamente.




 

 
 
Os abdominais hipopressivos podem ser realizados sentado, deitado ou na posição de 4 apoios, mas é mais fácil manter a contracção do abdomen estando sentado. Pode-se realizar a ginástica hipopressiva sozinho em casa, em estúdios de Pilates ou em institutos/clinicas específicos para o efeito. O ideal é que este exercício seja acompanhado por um bom fisioterapeuta ou instrutor especializado na área, para que seja realizado correctamente e sem risco de lesões.

 
Bons treinos!
 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AND SHE WINS AGAIN!!

AND SHE WINS AGAIN....2 VEZES CAMPEÃ WORLD WBFF! FANTÁSTICA...
 
ANDREIA BRAZIER
 
 
 
 

 
 

domingo, 25 de agosto de 2013

CASUAL AND FITNESS LOOK!

E porque a vida não é só treino, ficam aqui algumas propostas de looks descontraídos e desportivos.






 

 
 

sábado, 24 de agosto de 2013

É HOJE! WORLD WBFF 2013!

É já hoje que os melhores do mundo do fitness sobem ao palco para a maior competição do ano e para mostrar o árduo trabalho de preparação realizado.




Corpos esculturais, trabalhados, sensuais, reunem-se neste encontro e competição da maior organização da industria do fitness, o WBFF (World Body Fitness Federation)!
É como o desfile do ano da Victoria Secrets mas neste caso do mundo do fitness!




O evento da área mais glamoroso...Existem várias competições WBFF ao longo do ano, mas apenas uma vez por ano acontece o World WBFF. Este ano o campeonato é realizado em Las Vegas hoje e amanhã. Os concorrentes estão em preparação para este grandioso evento há meses e eu estou muito curiosa para ver os "grandes nomes" do fitness todos juntos em palco, principalmente as meninas e as minhas gurus e musas inspiradoras.

Fit models como Andreia Brazier, Mirella Clark, Susie Woffenden, Ashley Horner, Jen Jewell, entre tantas outras, todas a competir pelo primeiro lugar da sua categoria!


 

 
 
 
 
 
 
 Inspira-te e bons treinos! ;)
 
 
 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GRIT Series! O NOVO PROGRAMA DE TREINO DOS GINÁSIOS PORTUGUESES!

Já ouviste falar do GRIT?

É a mais recente novidade do mundo das aulas dos ginásios e health clubs e que promete!




São 3 programas de treino intervalado de alta intensidade de 30 minutos, que puxam pelo teu nível de energia além dos teus limites! 3 programas de treino que solicitam as diferentes capacidades físicas, Força, Pliometria e Cardio!


 


Promete aumentar a força e massa muscular, potência, velocidade, redução de massa gorda, aumento de resistência muscular e maximiza a queima de calorias. Tudo isto em apenas 30 minutos. O corpo é treinado através de exercícios com o peso corporal ou através de cargas extra e pesos. De facto penso que esta aula surgiu pelas novas exigências e necessidades de quem tem pouco tempo para treinar mas deseja realizar algo intenso e que garanta resultados.




Diz estarem cientificamente comprovados os seus efeitos e resultados...Prometem queima de cerca de 500 calorias em 30 minutos de treino!

Mais, o grupo Les Mills afirma ter feito um estudo em conjunto com pesquisadores da Universidade de Pennstate em que testou dois grupos de 42 adultos. Ambos os grupos fizeram cinco horas por semana de um programa de treino desenvolvido profissionalmente.
O grupo 1 fez três horas de cardio (ou BODYATTACK ®, BODYCOMBAT ®, RPM ou BODYSTEP ™ ®) e duas classes de 60 minutos ® BODYPUMP.

O grupo 2 fez exatamente a mesma rotina, excepto ter substituido uma sessão de cardio de 60 minutos por duas de 30 minutos LES MILLS GRIT ™ Series.

Depois de seis semanas o grupo 1 obteve excelentes resultados, registrando um aumento significativo no consumo de oxigênio e força enquanto diminuiu os trigliceridos, diminuiu a gordura corporal e a circunferência da cintura. O grupo 2, que fez o LES MILLS ™ Series GRIT, desfrutou dos mesmos benefícios, mas duas vezes mais e melhores como se pode analisar no quadro em anexo.



Ainda não experimentei mas já estou muito curiosa! Talvez o inclua no futuro, se gostar realmente da aula, como complemento do meu treino, uma vez por semana.
Se experimentarem partilhem aqui a vossa ideia e sensações!

Aqui fica um pequeno video de demonstração...



Bons treinos ;)

 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

COMO SABER SE JÁ PERDESTE O PESO SUFICIENTE? QUANDO PARAR?


Podemos encontrar esta resposta tendo em conta uma questão de valores e numeros, mas não estou a falar do peso na balança, pois esse é o que menos importa e sabemos disso.
Falo de valores reais, médicos.
Faz um check-up, vai ao médico, no caso de não seres já acompanhada, e pede para fazer um chek-up de análises. Vê os valores do colesterol, o valor dos triglicéridos, os niveis de açucar, a pressão arterial, analisa a proporção dos teus valores de massa gorda corporal e massa muscular no total do teu corpo.
Se tiveres valores normais e saudaveis em todos estes parâmetros, significa que estás bem, em forma e saudável.

Mas estou a ter em conta o factor saúde e não estou a falar do factor estético.






O facto de os teus valores estarem ok e continuares a vestir um 38 ou 40 pode querer dizer que clinicamente falando estás óptima e não precisas perder mais peso! Outra coisa é dizer que, esteticamente tu não queres vestir um 38 ou 40, queres continuar a perder peso ou queres alcançar por exemplo 15% de massa gorda em vez de 25%, ou queres ter mais massa muscular...isto é a razão estética a falar e é igualmente aceitável que o desejes (ou não), desde que não seja de uma forma exagerada claro!


 
É importante que tu também saibas onde queres chegar e te sintas bem com isso. Aliás é o mais importante.


Normalmente, quando entras num estilo de vida de perda de peso, vais sentir ao início e durante algum tempo os quilos a descer de uma forma relativamente rápida.

Quando te faltarem cerca de 3/4 quilos vais sentir um abrandamento e uma maior dificuldade em queimar esses ultimos quilinhos. Mas atenção: se sentires que estabilizaste, que te começas a sentir constantemente cansada, com falta de energia, de mau humor ou facilmente irritável fica alerta, pois pode ser o teu corpo a dar-te um sinal de que já chega, de que precisa de mais alimento e que estás a ficar demasiado magra para o teu tipo de corpo e a tua estrutura. Ouve o teu corpo acima de tudo!


O objectivo não é termos todos o mesmo peso na balança, o objectivo é cada um encontrar o seu equilíbrio de uma forma saudável e respeitando o seu próprio corpo, cada um com as suas diferenças.

Bons treinos!

sábado, 17 de agosto de 2013

O MUSCULO MAIS DIFICIL...

No treino, em objectivos físicos e na vida de uma forma geral, é importante gerires o teu tempo, a tua mente e energia. Normalmente quando te aproximas mais da data limite desse determinado objectivo é quando tudo se torna ainda mais exigente, e é quando é necessária ainda mais disciplina. Por exemplo quando um atleta se prepara para uma competição tem que ter um foco constante e conforme a data se vai aproximando em vez de ser mais fácil, pelo trabalho já feito e alcançado, é pelo contrário cada vez mais dificil.


Essencialmente nestes períodos, pessoas negativas e, digamos, tóxicas, podem ser uma influência brutal na nossa mente e disciplina. São aqueles que dizem constantemente "se não treinares um dia não vai mudar nada", "não é este bolinho que te vai fazer engordar, nem ninguém vai perceber", "essa exigência e disciplina são um exagero e obsessão"...

Seja qual for a tua luta, a tua conquista, profissional ou não, pessoal ou física, mereces e deves a ti próprio ser o mais fiel possível e dar o melhor de ti, aliás mais do que o melhor de ti, porque o teu melhor está sempre para além do que tu imaginas.

Afasta-te dessas pessoas e desses comentários e mantém o foco. Os verdadeiros amigos vão mais cedo ou mais tarde entender e apoiar-te, vão estar do teu lado. A conquista é tua, não deles, é para ti que faz sentido, então o que és capaz de fazer para a alcançar?
 
O sucesso não vem do exterior, vem da mente! É uma atitude! Uma atitude que vem de um acreditar poderoso, de pensamentos positivos e fortes, e aquilo em que acreditares muito vai tornar-se a tua conquista, a tua prioridade e vai delinear o teu comportamento e os resultados.
Stay strong...
Bons treinos!
 

 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

DORMIR PARA TREINAR, DORMIR PARA EMAGRECER!


Não é só importante o exercício físico e a alimentação, é importante observarmos o que se passa com a nossa rotina de sono.
Perante isto podes chegar até a perceber o que se passa contigo! Levas um estilo de vida saudável, fazes escolhas alimentares correctas, treinas regularmente, e não consegues de forma alguma queimar aquela gordura localizada. Entre outros factores (que seriam vários e agora não temos tempo!), o descanso pode estar a influenciar esse teu objectivo.
 
Sabemos que o sono é essencial e fundamental! Tem impacto em tantas coisas na nossa vida, no dia a dia, no nosso estado de espirito, hormonalmente, fisicamente, na nossa pele, na prevenção de doenças de vários tipos, no alcance de objectivos... e a lista continua.
 
Sleeping well can actually help you lose weight.
Fisicamente e ligando-o ao fitness, é o tempo em que o nosso cérebro e os nossos musculos descansam e recuperam, e influencia até a energia com que acordas no dia seguinte! Curiosamente, quando dormimos pouco ou mal, se reparares, parece que acordamos com muito mais fome.


O sono, ou falta dele, influencia de tal forma, que vários estudos apontam para alterações hormonais em pessoas sujeitas a poucas horas de sono por dia, provocando aumento de peso. Também nos trabalhadores por turnos (principalmente quando incluem o período circadiano) a falta de sono é um dos factores causadores de excesso de peso nestas pessoas.

Parece que o intervalo de 7-9horas de sono diárias é o tempo recomendado para "alinhar" o corpo fisica e mentalmente. Claro que determinadas pessoas reagem melhor com menos horas dormidas e outras necessitam de mais horas para se sentirem bem, mas hormonalmente falando este seria o intervalo ideal para o corpo humano.

Mas agora estás tu a pensar: "Ok, percebi, mas como eu posso melhorar o meu sono se a minha vida é um stress desde que acordo, se quero ter tempo para treinar, se os miudos não me deixam dormir, etc, etc, etc.."

Pequenas alterações podem permitir-te descansar melhor e sentires-te melhor:

- Tal como os bebés, tenta acordar e dormir sempre ás mesmas horas, procura uma rotina de sono. (para quem trabalha por turnos não é possivel eu sei!)

- Se não adormeceres em 15-20 minutos levanta-te, faz algo relaxante como ler um livro ou ouvir musica calma e depois volta a tentar adormecer.

- Antes de ir dormir prepara o que precisas para o dia seguinte e faz uma lista do que tens para fazer. Assim evitas estar a pensar em tudo no momento de dormir.

- Evita as bebidas energéticas, chás, cafés e coca-colas, ao jantar e antes de dormir, pois podem tirar-te horas de sono. Para além disso, acordar várias vezes para ir ao wc de noite pode perturbar a qualidade do teu sono.

- Mantem o quarto fresco, ambientes muito quentes não são confortaveis para dormir.

- Treina! O treino regular permite um sono mais recuperador, assim como um sono reparador te permite treinar melhor e previne lesões! Mas evita treinar perto da hora de jantar ou poucas horas antes de dormir, já que o treino vai activar determinadas hormonas que não te permitem adormecer, pelo contrário! Mas atenção, também o treino em excesso provoca alterações no sono, é preciso estar atento para não entrar em "overtraining" já aqui falado no blog.

- Se trabalhas por turnos, ou se dormes pouco durante a semana, aproveita todos os momentos que puderes para recuperar algumas horas de sono perdidas, faz sestas sempre que possivel nem que sejam de 20 minutos e dorme o melhor e mais que puderes aos fins de semana ou nos teus dias de folga.

- Tenta acordar com a luz natural do dia.

- Faz refeições em horários regulares, por exemplo de 3 em 3 horas e procura que seja sempre á mesma hora.

- Nunca saltes o pequeno-almoço e este deve ser rico em proteína. Escolhe alimentos como os da lista abaixo (retirada no blog do Dr. Barakat) durante o dia pois ajudam a dormir melhor. Evita grandes refeições á noite.

- Procura ajuda profissional se necessário, por vezes depois do problema instalado é necessária ajuda médica para resolver esta questão que nos influencia mais do que possas imaginar.
 
 
 
Banana: A fruta contribui com a produção de serotonina, hormônio que regula o humor e o sono, além de ser fonte de vitaminas como B6 e magnésio.

Mel: O aumento de glicose no sangue ajuda a reduzir a produção de orexina – neurotransmissor ligado à insônia – no cérebro.

Chá de camomila: Além de não possuir a cafeína encontrada nos chás tradicionais, a camomila possui efeito calmante sobre o corpo.

Aveia: Fonte de triptofano, a aveia ajuda na saciedade e tranquilidade, o que colabora com a manutenção do sono contínuo.

Arroz integral: Ótima fonte de carboidratos qu
e ainda contribui com a regulação de serotonina e melatonina.

Ovo: Rico em vitamina B12 e colina, substância associada à melhora da depressão e da insônia.

Salmão: Assim como o ovo, o salmão também é fonte de B12 e rico em ômega 3.

Maracujá: Seu já conhecido efeito calmante pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B.

Couve: Fonte de magnésio, ajuda no relaxamento muscular contribuindo para deixar de lado as tensões do dia e ter um bom sono.

Alface: Possui o aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. Também pode ser consumido em forma de chá.

sábado, 10 de agosto de 2013

UMA HISTÓRIA VERDADEIRA: INÊS!

A Inês é uma colega de trabalho que recentemente adoptou um novo estilo de vida e mostrou a todos como a força de vontade é a unica coisa necessária para alcançar o que desejas!

Convidei-a a ser a primeira entrevistada do fitness e pó de arroz e contar a sua recente história e a responder a umas perguntinhas para nos dar algumas dicas. Como ela diz, tudo depende do foco...eu acho que também depende do sorriso com que se enfrenta a vida, e no caso dela, o sorriso é sem duvida motivante.
























Inês, recentemente decidiste perder peso e perdeste 12kg até agora certo? De onde partiu esta decisão?

Sim, começou como uma daquelas resoluções de Ano Novo...é este ano que vou emagrecer. No entanto, este ano havia qualquer coisa diferente, fazia 30 anos em Março e queria perder cerca de 10 kgs até à data do meu aniversário. A verdade é que com isto em mente, consegui focar-me mais no objectivo que tinha delineado e no dia 17 de Março tinha efectivamente menos 10 kgs.





O facto de te sentires com uns quilinhos a mais mexia contigo?

Quer queiras quer não, é obvio que o facto de ter uns quilos a mais nunca é uma situação agradável...não gostas de te ver com quase nada, não te sentes bem na praia, acabas por ter falta de confiança em ti. Acho que devemos fazer sempre as dietas por nós, para nos sentirmos melhor connosco próprios e  não porque sentimos uma pressão social ou porque os outros nos  dizem que o devemos fazer. Mas sem dúvida que observar as alterações do nosso corpo e ver que o nosso esforço também é valorizado pelos outros é uma óptima sensação.

Como foi esse processo? Foi difícil?

Como tinha uma meta delineada, tive de tomar medidas drásticas. Assim sendo, cortei da minha alimentação hidratos de carbono e açucares (comia hidratos apenas 2 a 3 vezes por semana). Em conjunto com uma alimentação regrada, corria todos os dias durante uma hora (uma corrida lenta...com o tempo, eu que odiava correr, tornei-me uma viciada!). Nesta fase inicial, e acima de tudo para me obrigar a ir ao ginásio, comecei a treinar com um PT duas vezes por semana (eram os dois únicos treinos de força semanais, todos os outros por querer perder peso rapidamente, fazia só corrida).

À medida que o tempo ia passando, os resultados fizeram-se notar, isto só vem facilitar o processo e dar uma maior motivação.

Quando atingi a perda de peso desejada, alterei o meu plano de treino. Comecei a fazer mais treinos de força intercalados com cardio. Neste momento, o meu objectivo é estabilizar o peso e tonificar/delinear o meu corpo.
 
Tiveste muitas alterações de peso durante a adolescencia e depois de adulta?

Penso que o meu maior problema sempre foi ser muito mas mesmo muito gulosa, enchia-me de doces, açucares, etc. Apesar de sempre ter feito muito desporto nunca tive qualquer tipo de contenção na altura de comer. Como é obvio, nao há milagres e o nosso corpo não consegue queimar tudo aquilo que ingerimos. Sempre que tinha atenção ou tentava controlar este aspecto, emagrecia rapidamente.

Como te sentes hoje em dia? A tua vida e relação contigo mudou?

Hoje acima de tudo, gosto do estilo de vida que levo. Muito mais saudável, activo e divertido. É impensável passar um dia sentada num sofá ou numa cama sem fazer qualquer tipo de desporto. Sabe bem ir a uma loja e ver que em vez de comprar roupa número 42 ou L, posso comprar um 36/38 e um M ou S. É óptimo olharmo-nos ao espelho e gostar de ver como as coisas nos assentam. No entanto, saber que está tudo bem com a minha saúde é sem dúvida a melhor parte.

Quais os alimentos que cortaste na tua dieta e quais começaste a ter em conta?

Como já disse, cortei os hidratos de carbono e os açucares, restringindo os primeiros para 2 a 3 vezes por semana. Comecei a comer mais grelhados e carnes brancas sempre acompanhadas por verduras. Muitas vezes ao jantar comia apenas sopa e aquelas gelatinas de 10 kcal que agora se encontram em todos os supermercados.

Flocos de aveia, frutos vermelhos, queijo fresco batido são alguns dos alimentos que introduzi na minha alimentação, sobretudo ao pequeno-almoço por me saciarem e deixarem com energia para o resto do dia.

E água...muita, muita água durante todo o dia!

Tiveste recaídas?

Durante o tempo da dieta estava extremamente focada e como obtive resultados rapidamente, não tive qualquer recaída. Hoje em dia, ainda por cima sendo Verão, não resisto a um gelado, a um doce ou aos petiscos ao final do dia. (Embora tente que seja tudo controlado)

Como é a tua alimentação num dia normal?

Geralmente acordo e tomo um bom pequeno almoço composto por frutos vermelhos, granola integral, iogurte ou queijo fresco batido. Durante a manhã como uma peça de fruta. Para almoçar costumo comer carne ou peixe grelhado com verduras ou então uma salada. Durante a tarde como um iogurte ou uma gelatina. O jantar costuma ser sopa ou então uma salada.

E a tua relação com o desporto mudou? Que actividade fazes actualmente?

Como já disse, para mim hoje é impensável não fazer desporto. Tento ir pelo menos 4 vezes por semana ao ginásio. Faço as minhas corridas exteriores sempre que posso. Se estou na praia vou jogar raquetes ou voleibol. E ando a experimentar SUP (Stand up paddle), que trabalha vários músculos.

Além disso, recentemente viciei-me em padel, que além de ser um óptimo desporto, por ser jogado a 4 potencia o convívio.


Fazes algum tratamento estético em conjunto?

Faço duas vezes por semana massagens drenantes nas zonas mais críticas (barriga, coxas e braços) durante uma hora. So comecei vai fazer agora um mês. Uma hora de tortura pura mas que tem tido resultados muito positivos, sobretudo ao nível da flacidez, dado que perdi muitos quilos em pouco tempo.

Tens cuidados especiais de beleza?

Neste momento ponho duas vezes por dia um creme da Galenic para as estrias e "encho-me" de creme hidratante da Uriage. Quando tenho coragem, que é o mesmo que dizer nas noites mais quentes, aplico um creme frio de mentol e cânfora que ajuda na flacidez.

Quando te permites "estragar" e normalmente com que iguarias te perdes?

Chocolate, chocolate, chocolate...a minha perdição! Hoje em dia, e porque treino bastante, se me apetecer comer um bocado ou até mesmo uma sobremesa, já o faço. Nos dias em que isso acontece, tento intensificar mais no cardio de forma a queimar as calorias ingeridas. Controlo também o resto da alimentação, por exemplo, comi uma sobremesa ao almoço, então janto um bife grelhado com salada ou uma sopa.

Um corpo que ambicionas?

Nao ambiciono nenhum tipo de corpo especifico. Quero sentir-me bem no meu corpo. Neste momento e o meu objectivo pessoal para os próximos tempos, é trabalhar e delinear mais a zona abdominal, glúteos e as coxas. Agachamentos, muuuuuuiiiiiittooossssss agachamentos!!!!

Uma mulher bonita?

É difícil destacar uma só.

Prato preferido?

Adoro bacalhau com broa e sobremesas com chocolate!

Conselho que darias a alguem que quer perder peso?

Que tal não é impossível como se torna muito divertido! Tornarmo-nos pessoas activas, saudáveis e sãs tanto fisicamente como psicologicamente é um objectivo ao alcance de todos. Mudar pequenos hábitos diários, trocar um ou outro alimento na nossa alimentação são pequenos gestos que podem fazer toda a diferença e produzir resultados a médio e longo prazo altamente benéficos para a nossa saúde.

Lema de vida?

Aproveitar cada segundo...

terça-feira, 6 de agosto de 2013

LÁ DIZIA O GURU!...

Normalmente passamos mais da metade das sessões de treino sem fazer nada. Ok, chama-se descanso.
De qualquer forma, é tempo que poderíamos desfrutar para estimular hipertrofia muscular. A partir desta reflexão é que nasce o princípio Weider das séries intervaladas, que utiliza as pausas entre uma série e outra para treinar grupos musculares relativamente pequenos, por exemplo, gémeos, abdominais e antebraços (muitas vezes esquecido). Podemos aplicar este princípio em três modalidades:


 

Exercícios independentes em supersérie:

Alternar o mesmo número de séries para os grupos grandes e pequenos. Por exemplo podem combinar costas com abdómen completando 15 repetições de um grupo e 15 do outro.
 

Combinações assimétricas:

Podem fazer uma série para o grupo muscular menor cada duas ou mais séries para o maior. Por exemplo depois de 12 repetições de bíceps, fazem 6 repetições de gémeos.
 

Alternados entre exercícios:

Fazem uma série por grupo muscular menor entre exercícios que treinam grupos maiores. Por exemplo, realizam uma série para antebraços depois de terem completado cada exercício de pernas; numa sessão composta de 4 exercícios para quadríceps e 3 exercícios de femoral podem incluir até 7 séries de antebraço.
 


VANTAGENS:

-Tentamos ser sinceros, alguns exercícios são mesmo muito aborrecidos, por isso resulta muito melhor e mais divertido intercalá-los com faixas musculares que gostamos do que dedicar um só treino por exemplo a gémeos ou antebraço.

-Muitas vezes o “multitasking” permite poupar tempo precioso não naquela sessão em si, mas no tempo de treino total (por exemplo a nível semanal).
 
 
 

DESVANTAGENS:

-Se aplicada de forma errada esta técnica arrisca diminuir a força disponível para ambas as zonas treinadas. Normalmente para evitar isto basta treinar músculos pequenos da parte superior do corpo quando se treinam os músculos grandes da parte inferior do corpo e vice-versa.

- Se são daqueles que desfrutam da pausa para se concentrarem na série sucessiva, então esquece este tipo de treino. Para treinar duas faixas diferentes, mesmo que uma seja pequena é preciso focar a atenção em objectivos diferentes. Esta alteração de concentração de um músculo para outro para alguns é um benefício mas para alguns é um elemento de distracção. Naturalmente depende também do tipo de treino. Se por exemplo estão a trabalhar para um aumento gradual da carga para chegar a fazer um peso máximo o ideal não é incluir uma série de vez em quando aqui e ali, mas se estão a trabalhar a alto número de repetições, alternar pode ser eficaz.


Bons treinos!

sábado, 3 de agosto de 2013

É FÁCIL, É BARATO, E DÁ RESULTADOS! ;)

Saltar á corda é um exercício que se pode realizar em casa, económico, de fácil aprendizagem e que nos traz muitas vantagens!

É um exercício de fácil adaptação, que pode ser realizado por iniciantes, avançados, por quem quer realizar um treino mais curto e intenso ou um exercício mais prolongado e até pela combinação de tudo isto. Por exemplo, podemos saltar á corda por 10 minutos sem parar ou o maior tempo que aguentarmos, assim como podemos fazer um treino de séries de momentos intensos com momentos mais leves!
jumping rope

Para os iniciantes é recomendável que realizem um treino mais curto e vão aumentado o tempo de execução gradualmente. Para os mais avançados podem aumentar a intensidade do treino realizando saltos mais dificeis, por exemplo duas passagens da corda num só salto.

É importante ter uns ténis com qualidade para que absorvam parte do impacto que este treino exerce nos joelhos e articulações.
Jump rope jump rope!

Saltar á corda, aumenta a nossa capacidade de coordenação comparado com outros exercícios de cardio! Elimina até 400 calorias por 30 minutos de treino, pelo que é um óptimo exercício e que pode ajudar a queimar aqueles quilinhos extra . Claro, sem esquecer a alimentação equilibrada.

Existem várias cordas no mercado, consoante também a rapidez e nível do praticante. É essencial que estejam reguladas á tua altura.
Jump rope
Bons treinos ;)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

E O VENCEDOR DO SORTEIO É...;)

E O VENCEDOR DO SORTEIO É... UMA VENCEDORA;) PARABÉNS PATRICIA CARVALHO!

 

Fico a aguardar que me envie uma mensagem ou e-mail com os seus dados para ffpodearroz@gmail.com, para lhe poder enviar o seu prémio!

Muito obrigada a todos pela vossa participação e por serem seguidores fiéis do Fitness Feelings e Pó de Arroz!
 
Bons treinos ;)