sábado, 19 de janeiro de 2013

GLUTAMINA? O QUE É ISSO?

Vou tentar desmistificar algumas ideias que existem sobre suplementação e alguns nomes "estranhos" que andam na boca de muitos que treinam.

A glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e participa em diversos processos metabólicos e na manutenção do sistema imunitário. É encontrado no sangue, intestinos e nos musculos e é a principal fonte de combustível para o sistema imunitário.

Pode ser o culpado de um fraco sistema imunitário, de uma perda de massa magra e de maus desempenhos desportivos.

Segundo investigações cientificas, os valores de glutamina no organismo descem cerca de 50% após a realização de exercicio fisico intenso, influenciando também numa baixa do sistema imunitário. A relação é proporcional, quanto mais intenso é o treino maior é a necessidade de glutamina.

É um aminoácido utilizado na ajuda da recuperação porque reduz o processo de catabolismo das proteínas e aumenta o metabolismo das mesmas. Assim este aminoácido é tão importante para a recuperação muscular após o exercício físico intenso como também na protecção e aumento das defesas do sistema imunitário, tendo um papel importante nas funções do fígado.


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário